
— A menopausa provoca diversas mudanças no metabolismo: o colesterol ruim aumenta, o bom diminui. A mulher começa a acumular mais gordura no abdômen e também a perder massa óssea. Quem começa essa fase mais cedo tem um risco maior de osteoporose e problemas cardíacos — explica Ruth Clapauch, diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Mulheres abaixo do peso aos 18 anos tiveram um risco 50% maior de ter menopausa precoce se comparadas às magras ou com peso normal. Já aquelas cujo índice de massa corporal é menor que 18,5kg/m² aos 35 anos, tiveram um risco 59% maior que as outras. As que foram muito magras em qualquer idade possuem risco 30% maior de antecipar a menopausa se comparadas àquelas com peso normal.
Problema para engravidar
A menopausa precoce também afeta a capacidade da mulher de engravidar.
— Cerca de um ano antes de a menopausa chegar, ocorre uma diminuição da produção de óvulos. Esse estoque mais reduzido vai levar a mulher à infertilidade — afirma Marcio Coslovsky, especialista em reprodução humana e diretor da clínica Primordia.
A recomendação é que mulheres que tenham um peso muito baixo procurem orientação médica caso queiram engravidar no futuro:
— Se ela quiser ser mãe, vai ter que mudar o plano de vida. Quanto antes tentar engravidar de modo natural, melhor. Outra opção é congelar os óvulos se ainda tiver algum.
A menopausa precoce também pode ser causada por excesso de exercícios físicos ou ser uma condição genética herdada da mãe (que também entrou na menopausa mais cedo).
Veja também:
Leia também:
Saúde
Mutirão realiza exames gratuitos de glaucoma e catarata em Salvador
Outubro Rosa
Ação oferece serviços de saúde gratuitos para mulheres na Bahia
Saiba mais
Bahia recebe ampolas de antídoto para casos de intoxicação por metanol
Ação em Salvador
Sede do Ilê Ayiê recebe serviços sociais e de saúde gratuitos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade

