Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nutricionista revela segredo da mastigação correta

O nutricionista Thiago Bronze alertou que a mastigação incorreta ou com pressa pode trazer problemas para sua saúde

Redação iBahia • 30/06/2020 às 0:01 • Atualizada em 28/08/2022 às 21:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer ter uma vida mais saudável? A mastigação correta dos alimentos fará toda diferença para que você alcance esse objetivo. O nutricionista Thiago Bronze alertou, em seu perfil no Instagram, que a mastigação incorreta ou com pressa pode trazer problemas para sua saúde.

A mastigação incorreta gera "sobrecarga os demais órgãos que vão receber toletes enormes de comida. E então você terá azia, queimação, indigestão, barriga estufada e dolorida, gases e até mesmo disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal)".

Além disso, de acordo com o nutricionista, quando os alimentos chegam pouco mastigados no intestino, aumenta o número de bactérias ruins que causam "Mau humor, sono alterado, vontade de comer doce, aumento da fome, piora na memória e concentração etc, afinal é la no intestino que produzimos o neurotransmissor serotonina".

Para quem não sabe se mastiga da forma certa, Thiago Bronze indica que realize o 'teste do milho'. "Nos acostumamos a comer milho e a eliminá-lo inteiro nas fezes, mas o normal seria você comer milho e não encontrar nada! Então faça esse teste ao longo dos dias, quando o milho deixar de aparecer significa que sua mastigação está ótima".

Ver essa foto no Instagram

Como anda sua mastigação? Não adianta comer o melhor alimento do mundo se você engole tudo inteiro! É o que sempre falo aos meus pacientes, antes de pensar no que você come, pense em como você come! Está comendo com pressa e de maneira ansiosa? Vamos melhorar isso então! Depois da boca não existem mais dentes, a única coisa que vai acontecer é sobrecarregar os demais órgãos que vão receber toletes enormes de comida. E então você terá azia, queimação, indigestão, barriga estufada e dolorida, gases e até mesmo disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal). . Lá no intestino vivem bactérias boas e ruins, e as ruins AMAM quando chegam alimentos pouco mastigados, é uma verdadeira festa de fermentação e multiplicação! E o que acontece quando o número de bactérias ruins aumenta? Mau humor, sono alterado, vontade de comer doce, aumento da fome, piora na memória e concentração etc, afinal é la no intestino que produzimos o neurotransmissor serotonina. Tá vendo como a mastigação é importante? Mas como saber se minha mastigação está em dia? Sempre sugiro o "teste do milho"; nos acostumamos a comer milho e a elimina-lo totalmente inteiro nas fezes, mas isso não é normal, o normal seria você comer milho e não encontrar nada! Então faça esse teste ao longo dos dias, quando o milho deixar de aparecer vai significar que sua mastigação estará ótima!

Uma publicação compartilhada por Thiago Bronze - Vida Saudável (@thiagobronze.nutri) em 23 de Jun, 2020 às 7:41 PDT

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde