Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nutricionistas dão dicas para amenizar os sintomas da ressaca

Água de coco, suco verde e chá de gengibre diminuem o mal-estar provocado pelo álcool

Redação iBahia • 25/02/2020 às 13:07 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nesta terça-feira, a ressaca pode bater forte e o mal-estar tomar conta do corpo e da mente. Não existe remédio para curar o desconforto físico que o excesso de álcool causa, mas é possível minimizá-lo.

De acordo com a a nutricionista e consultora da Mother Nutrients Alessandra Luglio, o mais importante é caprichar na hidratação. “O organismo precisa de bastante água para diluir as toxinas do álcool", diz ela. “Também sugiro comidas ricas em água como verduras, legumes e frutas. Carnes gordas e frituras, misturadas ao álcool, sobrecarregam ainda mais o fígado, que vai ter que trabalhar em dobro”, explica a nutricionista.

Além de manter o corpo em repouso, Alessandra indica um suco verde para desintoxicar o organismo. “Junte água de coco, uma maçã, uma folha de couve, um pedaço de gengibre cru e suco de meio limão. Bata tudo no liquidificador e beba, de preferência, em jejum“, ensina. Chás também são bem-vindos. “Os melhores são o de boldo e o de hibisco”, ensina.

Nutricionista especialista em ortomolecular e fitoterapia, Luna Azevedo recomenda a ingestão de frutas ricas em água. "Melancia e abacaxi são drenantes naturais", observa. Os legumes mais adequados são a cenoura e o brocólis. "Ajudam a desintoxicar o organismo", emenda. A nutricionista também sugere o chá de gengibre. “É um excelente remédio caseiro por ter a capacidade de ajudar na eliminação do álcool do organismo. Tem ação anti-inflamatória e desintoxicante. E o chá não tem mistério: corte dez gramas de gengibre, coloque numa panela com três xícaras de água e deixe ferver. Em seguida, adoce com mel e beba lentamente", orienta.

Nutricionista da Clínica Karla Assed, Izabella Rocha reforça a importância da hidratação ao longo de todo dia. No lugar de isotônicos, ela aconselha a água de coco. "Isotônicos têm grande concentração de sais minerais, como sódio e potássio, e de carboidrato. Devem ser evitados por sedentários, por quem sofre de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doenças renais", alerta. Já a água de coco é muito bem-vinda. "Repõe os eletrólitos de forma equilibrada e recupera a perda de água provocada pelo excesso de bebida", comenta Luna, sugerindo uma receita de suco detox. "Junte uma folha de couve, duas fatias de abacaxi, um pedaço de gengibre, 300 ml de água de coco e bata tudo no liquidificador".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde