Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nutricionistas explicam como aproveitar os petiscos sem exageros

Os nutricionistas Acauã Vídero e Queila Duque deram dicas do que fazer antes e depois das festas ou happy hours

Redação iBahia • 23/10/2020 às 14:54 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Já programou seu fim de semana? Seja festa, happy hour ou reunião familiar a orientação é não exagerar nos drinks e comidas. Os nutricionistas Acauã Vídero e Queila Duque garantem que tudo na vida é uma questão de equilíbrio e que você pode sim comer as coisas que gosta sem ficar com peso na consciência.

Para te ajudar a aproveitar da melhor forma os eventos com comida sem prejuízos para saúde, os especialistas prepararam um guia do que fazer antes e depois das festas ou happy hours.

Foto: reprodução / Pixabay

Antes e durante

1- Coma antes de sair de casa: "É muito importante se alimentar de forma saudável antes de qualquer evento, isso vai fazer com que as pessoas evitem exageros. Uma pessoa alimentada não tem muito apetite para comer e não 'come com os olhos'", aconselhou Acauã.

2- Observe os alimentos disponíveis para consumo: "Evite frituras e prefira sempre alimentos assados", alertou Queila.

3- Hidratação: consuma bastante líquido para manter o corpo sempre hidratado e diminuir os efeitos do álcool no organismo.

4- Escolha da bebida: o ideal é optar por um drink com poucas calorias. "A minha dica para consumo é a roska sem açúcar ou uísque com água de coco", disse Acauã.

O nutricionista ainda contou que a cerveja é a bebida mais prejudicial para quem quer perder peso e ter um estilo de vida mais saudável. "Uma lata de cerveja de 350ml tem em média 155 kcal".

Além disso, lembre de intercalar o álcool com água.

5- Programe-se:
se souber do evento com antecedência, você pode investir um pouco mais na alimentação equilibrada e nas atividades físicas durante a semana.

Leia mais:



Depois

1- Reduza as calorias ingeridas durante o dia:
tenha uma alimentação mais leve no dia seguinte. Rica em folhas verdes, saladas, leguminosas, vegetais de cores escuras (brócolis, espinafre e rúcula).

2- Tome bastante líquido: água, sucos naturais e chás são ótimos aliados, principalmente se você tiver ingerido bebida alcoólica no dia anterior.

3- Combata os efeitos dos alimentos muito gordurosos em seu organismo:
no dia seguinte, prefira alimentos com ação anti-inflamatória no prato. Gengibre, brócolis, morango, melancia, goiaba, alho, lima e outras fontes de vitamina C são algumas opções.

4- Não se acabe nos sucos detox:
essa bebida não é milagrosa e nem vai compensar todas as calorias ingeridas no dia anterior. "Os sucos detox ajudam a potencializar a eliminação de toxinas do nosso corpo, que é um processo que o próprio organismo já faz", explicou Queila.

5- Atividade física: fazer exercícios também ajuda a diminuir os efeitos da "escapadinha" do cardápio saudável.

Fontes:
Queila Duque - Nutricionista, coach e practitioner Barra de Access
CRN5 2676

Acauã Vídero - Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN5 8128

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde