Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Entenda

O que é TDI? Condição psiquiátrica apresenta muitas identidades em uma pessoa

Condição psiquiátrica severa inspirou filme de Hollywood em 2016

Redação iBahia • 21/08/2023 às 8:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					O que é TDI? Condição psiquiátrica apresenta muitas identidades em uma pessoa
Foto: Reprodução/Globo

O "Fantástico" exibido no domingo (20) abordou um assunto pouco conhecido, mas que chegou até Hollywood como filme de sucesso: o transtorno dissociativo de identidade (TDI).

O TDI é uma condição psiquiátrica severa em que uma pessoa apresenta diversas identidades com vozes diferentes, comportamentos destoantes, mudança de personalidade e até idade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A condição foi explorada no filme "Fragmentado", de 2016, onde o ator James McAvoy vive um personagem com o TDI. Entre as personalidades que se apresentam nele estão uma mulher e uma criança.

O programa entrevistou Giovanna Blasi, que mostrou pelos menos três diferentes identidades, uma delas, a Dandara, foi contra a gravação da entrevista: "Eu fui totalmente contra ela se expor, mas eu entendo o propósito dela".

O TDI aparece, em geral, antes dos seis anos de idade, após algum trauma como abusos, negligência ou morte, por exemplo. A "quebra" da identidade é como um escape para a sobrevivência.

"Quando aparece outra personalidade, aquela que sofreu o trauma, não está mais lá. É outra pessoa que assume o lugar", explicou Bruna Bartorelli, chefe do Ambulatório de Transtornos Somáticos do IPq-HCFMUSP.

"O senso do eu, da identidade, do selfie se fragmenta. Para proteção do trauma. (...) Então, em tese, é uma espécie de mecanismo de sobrevivência, um mecanismo de defesa, né?", finalizou Fernanda Sassi, psiquiatra do Ambulatório dos Transtornos de Personalidade e do Impulso do IPq-HCFMUSP.

Veja um trecho da reportagem:

Vídeo: Reprodução/Globo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde