icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Obesidade é uma das principais causas de lesões nas articulações

Em geral, o sobrepeso como fator de lesões articulares também está associado à fraqueza muscular

foto autor

19/03/2016 às 11:03 • Atualizada em 01/09/2022 às 9:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
De uns anos para cá, a obesidade deixou de ser vista apenas como um problema estético e passou a ser alvo de pesquisas, ganhando status de doença epidêmica. Estudos comprovaram ao longo do tempo, inúmeros malefícios do sobrepeso, um deles é a sobrecarga nas articulações – principalmente joelho e lombar.
Números extraídos da base nacional de dados sobre pacientes com joelhos operados e/ou substituídos, constatam que a obesidade é a razão mais corriqueira desse tipo de problema. Segundo André Nogueira Ferraz, fisioterapeuta especializado em ortopedia, traumatologia e esportes e sócio-fundador da Club Físio, “a pessoa acima do peso tem diminuição da mobilidade articular, redução da capacidade funcional, perda da agilidade e, em casos mais graves, chega a ter sérios comprometimentos, como a incapacidade total de se locomover”.
Em geral, o sobrepeso como fator de lesões articulares também está associado à fraqueza muscular. “Por não ter uma musculatura prepara para suportar o peso, os joelhos ficam sobrecarregados desde as mais simples atividades – como ficar em pé, subir escadas – até as mais vigorosas – como a corrida”, revela Nogueira.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), da década de 80 até hoje, a porcentagem de obesos adultos aumentou de 28,8% para 36,9%, no mundo, e no Brasil 56%, mais da metade da população, sofre com a doença. Os fatores que contribuíram para esse crescimento, segundo a organização, é o maior número de carros e, consequentemente a dependência deles para locomoção, trabalhos sedentários e aumento da urbanização.
A solução é antiga, aumentar – ou, em alguns casos, iniciar - a prática de atividades físicas. Porém, para quem está com excesso de gordura corpórea é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar ainda mais essas articulações. “Começar com um trabalho de fortalecimento muscular moderado, como fisioterapia e pilates, e alguma atividade aeróbica sem impactos, como a bicicleta ergométrica, é o mais indicado”, conta Nogueira.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde