Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Saúde

OMS declara fim da emergência de saúde global da varíola dos macacos

Doença estava com alerta desde julho de 2022

Redação iBahia • 11/05/2023 às 14:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					OMS declara fim da emergência de saúde global da varíola dos macacos
Foto: Divulgação

Assim como aconteceu com a Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira (11), que o surto da varíola dos macacos não é mais uma emergência de saúde pública.

O alerta foi feito em julho do ano passado diante do registro das primeiras infecções fora da África. No entanto, a diminuição no número de casos nos últimos três meses garantiu a mudança de status.

Leia mais:

"Quase 90% menos casos foram relatados nos últimos três meses em comparação com os três meses anteriores", disse Tedros Adhanom, diretor da OMS. "No entanto, como no caso da Covid, isso não significa que o trabalho acabou. Mpox continua a representar desafios significativos à saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável, enquanto saudamos a tendência de queda dos casos globalmente", afirmou.

Ainda de acordo com a instituição, o brasil foi um dos países mais afetados pela doença. Ao todo foram 10.920 casos, atrás somente dos Estados Unidos, com 30.15 Além disso, o país registrou 16 mortes pela Mpox. O Brasil teve 12,5% de todas as notificações de infecção.

O último relatório divulgado, nessa quinta, a OMS destacou que apesar da decisão, as curvas epidêmicas sugerem que o surto continua com baixos níveis de transmissão nas regiões da Europa e das Américas, e aumento na região do Pacífico Ocidental, com relatos do Japão, China e Coreia do Sul.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde