iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Confira lista

Onde obter atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito em Salvador

Diversas unidades públicas de saúde oferecem atendimento para casos ligados à saúde mental, em diferentes estágios de complexidade, na capital baiana

foto autor

Redação iBahia

17/12/2025 às 15:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O acesso a serviços de saúde mental é fundamental para prevenir o adoecimento psicológico da população. Na Bahia, entre 2023 e 2025, foram registrados mais de 2,6 mil casos de suicídio, segundo dados divulgados pelo g1 Bahia, o que reforça a necessidade de ações de prevenção.


					Onde obter atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito em Salvador
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher em uma sala de espera. Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a população tem acesso a diversos serviços, incluindo atendimento psiquiátrico, psicológico e terapia ocupacional. Esses cuidados não só ajudam a prevenir suicídios, mas também contribuem para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional dos pacientes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em Salvador, a cidade conta com diversos pontos de atendimento especializados em saúde mental.

Confira uma lista de onde conseguir atendimento em Salvador:

Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps)

📍 Onde: Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), localizado no bairro do Cabula

  • Serviço oferecido: o núcleo é o único espaço em Salvador que oferece atendimento multidisciplinar para pessoas com ideação suicida. São pacientes que já tentaram suicídio ou correm o risco de cometer o ato. O espaço foi criado para ofertar atendimento psiquiátrico, psicológico e terapia ocupacional.
  • Como acessar: encaminhamento direto pelo Hospital Geral Roberto Santos(HGRS), via rede SUS ou demanda própria (a pessoa ou os familiares dela a inscrevem na lista de espera para passar pela triagem)

Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Salvador possui cerca de 19 unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que se dividem em três modalidades: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i (crianças e adolescentes com sofrimento psíquico e intenso), CAPSad (Álcool e Drogas), CAPSad III (Álcool e Drogas).

  • Serviço oferecido: atendimento psicológico, atividades terapêuticas, acolhimento de crises, orientação e apoio social.
  • Como acessar: encaminhamento por Unidades Básicas de Saúde (UBS's), hospitais gerais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu (192) e serviços de assistência social.

5º Centro de Saúde Clementino Fraga: Pronto Atendimento Psiquiátrico (PAP)

O Pronto Atendimento Psiquiátrico (PAP) possui 11 leitos e atende adultos e crianças.

📍 Onde: Avenida Centenário, Garcia.

  • Serviço oferecido: posto de enfermagem, serviço social e psicologia. O PAP é equipado com um posto de coleta, três consultórios médicos e farmácia.
  • Como acessar: pode ser porta aberta (atendimento sem necessidade de agendamento ou encaminhamento) ou referenciado conforme contato prévio.

Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)


					Onde obter atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito em Salvador
Unidades públicas de saúde oferecem diversos serviços de atendimento psicológico ou psiquiátrico em Salvador. Foto: Divulgação / Hospital Geral Roberto Santos

Um dos maiores hospitais do estado, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) oferece serviços em mais de 100 especialidades, incluindo atendimentos psiquiátricos e psicológicos.

📍 Onde: Rua Direta do Saboeiro, no Cabula.

  • Serviço oferecido: atendimentos psiquiátricos e psicológicos.
  • Como acessar: quem não é paciente do HGRS, precisa passar por triagem para ser atendido no ambulatório de psiquiatria. O agendamento é presencial, com apresentação de documentação pessoal e solicitação médica. A avaliação e encaminhamento podem ser feitos por um profissional de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo. Pessoas com ideação suicida são diretamente encaminhadas pelo hospital ao Neps.

Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira (HJM)

A unidade de saúde presta auxílio aos pacientes com transtorno mental em crise aguda, que não puderam ser controlados em unidades de baixa complexidade no Caps.

📍 Onde: Avenida Edgard Santos, Narandiba.

  • Serviço oferecido: atendimento especializado para pacientes com transtornos mentais agudos e de alta complexidade.
  • Como acessar: encaminhamento e admissão via SUS. No caso de atendimento ambulatorial, o paciente pode ser encaminhado por uma UBS ou CAPS. Já em casos de internação psiquiátrica (voluntária, involuntária ou compulsória), é necessário laudo médico. O pedido deve ser feito por uma UPA ou pronto-socorro ao Sistema de Regulação do SUS.

Hospital Especializado Mário Leal (HEML)

O HEML abarca as áreas de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, enfermagem e assistência farmacêutica. A unidade conta com oito leitos de Pronto Atendimento, para um período máximo de 72 horas.

Onde: Rua Conde de Porto Alegre, no IAPI.

  • Serviço oferecido: serviços de emergência, ambulatorial e de internação integral a casos de saúde mental.
  • Como acessar: pode ser porta aberta (atendimento sem necessidade de agendamento ou encaminhamento) ou referenciado conforme contato prévio.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas por todos os bairros de Salvador, os pacientes podem ser atendidos por médicos da Família e Comunidade. A ação tem um programa de Residência Médica Adicional em Saúde Mental.

  • Serviço oferecido: atendimentos de casos que não requerem atendimento especializado, ou seja: casos de ansiedade leve, depressão leve, transtornos de ajustes e adaptação, conflitos familiares dentre outros transtornos mentais leves sem cronicidade que podem ser tratados pelo generalista.
  • Como acessar: as Unidades Básicas de Saúde recebem pacientes por demanda própria, mas também podem atender pessoas que foram encaminhadas por profissionais de outras unidades. Isso ocorre muitas vezes por questão de logística e praticidade, assim o paciente consegue dar continuidade ao tratamento.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde