Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Cuidados

Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito

Usar repelente pode é uma boa forma para evitar a picada do mosquito transmissor da doença, mas há recomendações específicas para escolher o produto

Iamany Santos • 29/02/2024 às 14:08 • Atualizada em 29/02/2024 às 14:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Devido a alta no número de casos de dengue na Bahia, e no Brasil, muitas pessoas têm buscado formas de se proteger contra o Aedes aegypti. Entre as principais medidas escolhidas para espantar o mosquito da dengue estão as barreiras físicas, como mosquiteiros e telas, e as químicas, como repelentes e os inseticidas.


				
					Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito
Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito. Foto: Canva Fotos

Usar os repelentes é uma iniciativa importante para evitar a picada do mosquito transmissor da doença, e consequentemente diminuir o número de casos da dengue, mas os especialistas alertam que nem todos os produtos são efetivos contra o Aedes aegypti.

Leia mais:

Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o repelente precisa conter algumas substâncias específicas para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Anvisa ressalta que não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação comprovada para repelir o mosquito.

Repelentes que afastam o mosquito da dengue

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam que, para a prevenção adequada contra o mosquito da dengue, os repelentes usados contenham:

  • Icaridina 20-25% – duração de dez horas
  • DEET 10-15% – duração de seis a oito horas
  • IR3535 – duração de até quatro horas

Essas substâncias fazem parte da composição dos produtos em diferentes concentrações. Eles podem ser adquiridos em forma de loção, creme ou spray, o que afeta diretamente na duração do efeito do repelente.


				
					Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito
Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito. Foto: Canva Fotos

Outro alerta dos dermatologistas é que apesar das durabilidades distintas dos produtos, não é recomendada uma aplicação superior a três vezes por dia.

Devido a efetividade por um maior número de horas, a Icaridina 20-25% é a considerada mais efetiva contra o Aedes aegypt.

Cuidados para diferentes idades

Apesar das substâncias serem as mais indicadas contra o mosquito da dengue, é preciso tomar alguns cuidados específicos, a depender da faixa etária.

O uso do repelente só deve acontecer a partir dos seis meses de idade e algumas substâncias são mais indicadas do que outras:

  • Crianças de seis meses a dois anos: IR3535, aplicar uma vez ao dia
  • Crianças entre dois e sete anos: IR3535, aplicar até duas vezes ao dia; Icaridina 20-25%, aplicar até duas vezes ao dia; DEET infantil 6-9%, até duas vezes ao dia
  • Crianças a partir de sete anos: Icaridina 20-25%, aplicar até três vezes ao dia; IR3535, até três vezes ao dia; DEET infantil 6-9%, até três vezes ao dia
  • Adultos, idosos e gestantes: Icaridina 20-25%, aplicar até três vezes ao dia; DEET 10-15%, aplicar até duas vezes ao dia; IR3535, aplicar até três vezes ao dia

Os especialistas lembram ainda que o início da manhã e o fim da tarde são os horários preferidos de circulação da fêmea do mosquito da dengue, responsável pela transmissão do vírus.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde