Com o aumento das temperaturas e mais horas de luz do dia, características que marcam a aproximação do verão, as pessoas tendem a buscar mais atividades ao ar livre. Quem está pensando em mudar a rotina de exercícios e alimentação, seja para emagrecer ou ganhar músculos, pode aproveitar o clima firme e o tempo quente para começar essa nova fase.
Porém, para que esse processo seja feito de forma adequada é preciso incorporar no dia a dia algumas mudanças. Em conversa com o iBahia, a nutricionista Tâmara Ferreira listou cinco dicas de como acelerar seu metabolismo e, dessa forma, alcançar o seu corpo ideal.
Leia também:
1. Inclua alimentos termogênicos
Alimentos termogênicos precisam de um maior gasto calórico para serem digeridos, por isso, promovem o aumento do metabolismo e da temperatura corporal. Gengibre, pimenta cayena, café, chá verde e canela, são exemplos desse tipo de alimento e podem ser facilmente inclusos no dia a dia.
2. Aumentar consumo de alimentos ricos em proteínas
O nosso corpo "queima" calorias para digerir o que foi consumido e a proteína é o nutriente que tem o maior efeito termogênico no organismo. Por isso, aumentar o consumo desses alimentos também é positivo para a aceleração do metabolismo.
O aumento no consumo de proteínas ajuda a formar músculos , o que também estimula o metabolismo. Para fazer isso, a nutricionista recomenta o consumo diário desses alimentos.
Ovos, frango, peixe, carne vermelha, grão de bico, ervilha, lentilha, cogumelos,iogurte, queijos e ovos de codorna são exemploes de alimentos ricos em proteínas. Outro ponto importante é fracionar o consumo de proteína durante o dia.
O uso de suplementos ricos em proteína como whey protein, colágeno hidrolisado , colágeno body balance ,proteína vegana também pode ser feito, quando recomendado.
3. Beba água
Parece uma dica simples, mas o consumo adequado de água faz toda a diferença para o metabolismo. A água tem papel fundamental nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo, por isso o consumo adequado ajuda ao organismo a funcionar melhor, otimizando o metabolismo.
Segundo a Organização mundial de saúde (OMS), o recomendado é o consumo de 35 a 40 ml por quilo. Multiplique seu peso por 35 e descubra a quantidade de ML's ideal para seu consumo diário.
4. Controle o estresse
Conhecido como o hormônio do stress, o cortisol, quando está em níveis acima do adequado, favorece a redução do gasto calórico e o aumento de gordura corporal. Segundo Tâmara, incluir alguns alimentos na alimentação diária contribui para o controle desse hormônio.
Entre os alimentos que podem ajudar estão: banana, aveia, ovos, quinua, castanhas e chocolate amargo, pois eles contribuem para aumentar a serotonina, neurotransmissor que ajuda a controlar o humor.
5. Durma bem
Ligado a vários processos hormonais e metabólicos do corpo, o sono é um fator importante para a saúde. A privação do sono pode contribuir para redução do metabolismo energético, o que favorece alterações metabólicas e hormonais.
Quem tem dificuldade para dormir pode aumentar o consumo de alimentos como kiwi, aveia, maçã e iogurte natural para favorecer o seu sono.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!