Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Quiropraxia: veja 10 mitos e verdades sobre a técnica

O período que vai durar as sessões depende muito da necessidade do paciente

Redação iBahia • 05/12/2019 às 19:24 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Já ouviu falar na Quiropraxia? A técnica da área da saúde consiste em tratar os problemas do sistema músculo-esquelético através de estalos nas articulações do corpo todo. Ela é indicada para atuar na dor em diversos lugares como pescoço, lombar e cabeça. O fisioterapeuta quiropraxista Alan Dantas, CEO do Núcleo Cuidar de Fisioterapia, separou alguns mitos e verdades sobre o método. Confira:

Foto: Divulgação

Quiropraxia é uma massagem

Leia mais:

MITO!

Apesar de ser uma técnica manual, ela está longe de ser uma massagem. São usados alguns recursos musculares, mas o objetivo é mecânico. Esse exercício restabelece a função daquele músculo-articulação que estava comprometido atuando sobre o sistema nervoso e nervos periféricos.

O tratamento é demorado

DEPENDE

O período que vai durar as sessões depende muito da necessidade do paciente, mas em vários casos com uma ou duas sessões já é possível ver uma melhora.

O tratamento é só com o estalar das articulações

MITO!

Quando o quiropraxista manipula e escuta o estalo durante a sessão, é somente um indício de que a articulação foi restabelecida de função. Apesar de algumas pessoas não poderem realizar este tipo de manipulação, mas ainda assim precisam da quiropraxia, existem técnicas com o músculo que podem ser utilizadas com a mesma finalidade. O estalar é somente uma parte da quiropraxia.

A Quiropraxia pode quebrar seu pescoço

MITO!

A quiropraxia não é possível pois o sistema de alavanca usado não é maior do que o limite do paciente. Também não são usados movimentos amplos, para garantir a segurança de que nenhum tipo de lesão seja provocada ao paciente.

A Quiropraxia doi!

MITO!

Não causa dor durante, não causa dor após e não deve prover desconforto. O máximo que pode acontecer é uma sensação de cansaço, já que o músculo que estava parado volta a trabalhar.

A Quiropraxia melhora as dores no corpo!

VERDADE!

Esta técnica foi criada para a melhora da dor. Além de ser o principal motivo de busca do paciente, a dor também se torna a linha de frente do trabalho da quiropraxia. Quando o corpo está sob tensão e o tratamento é realizado, acontece o alívio da dor.

Fazer várias sessões faz mal!

DEPENDE

Tudo está baseado no tempo do corpo do paciente se estabilizar. As sessões podem acontecer de 15 em 15 dias ou de 1 em 1 mês, mas a quantidade é determinada pelo profissional e a necessidade do paciente.

Crianças podem fazer quiropraxia!

VERDADE!

Crianças podem fazer quiropraxia, mas é necessário um cuidado ainda maior. Como o sistema ósseo está em desenvolvimento e as articulações ainda possuem algumas zonas de crescimento e qualquer atrito e sobrecarga pode promover uma dificuldade de crescimento ósseo.

Idosos podem fazer quiropraxia!

VERDADE

Essa população pode fazer o tratamento desde que não tenha nenhuma fragilidade óssea ou alguma outra doença que seja contra a manipulação. Após a avaliação prévia são aplicadas técnicas para melhoria do caso.

As sessões são demoradas!

MITO

Considerando o processo de avaliação, a conversa com o paciente e o momento da intervenção, a sessão não dura muito. O que acontece é que a cada encontro é necessário realizar uma nova avaliação caso o paciente continue com a queixa de dor.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde