O infarto, também chamado de ataque cardíaco ou parada cardíaca, acontece quando o fluxo de sangue do músculo cardíaco é bloqueado, podendo matar o coração ou danificá-lo permanentemente. Ele está entre as doenças cardiovasculares que mais mata no mundo. No Brasil, o infarto é a principal causa de morte dentre as doenças cardiovasculares.
É possível prevenir o infarto – basta fazer acompanhamento com o cardiologista. Assim, identifica-se o risco de desenvolver a doença, prevenindo que ela aconteça.
A prevenção é feita com o check up médico anual, com exames de sangue, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, cintilografia e outros exames.
É muito importante frequentar o cardiologista anualmente. Sabe-se que um em cada três adultos morre por causa de doenças cardiovasculares. O diagnóstico precoce, porém, pode prevenir esses quadros e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Portanto, pessoas com predisposição genética ou histórico familiar de problemas cardíacos devem frequentar o consultório cardiológico a partir dos 30 anos de idade. Quem não sofre dessa predisposição pode iniciar os check ups anuais a partir dos 40 anos de idade.
Como são os principais exames cardíacos?
O primeiro exame cardíaco que o médico realizará em você, provavelmente, será dentro do próprio consultório dele. Trata-se do eletrocardiograma. Ele mede os batimentos cardíacos do paciente em repouso.
Mesmo que ele venha normal, é comum o cardiologista solicitar um teste ergométrico. Esse deve ser marcado em um laboratório, pois ele é feito em uma esteira e mede os batimentos cardíacos e as reservas cardíacas.
O ecocardiograma é outro exame importante. Trata-se do ultrassom do coração, que verifica se suas medidas estão normais.
Se algum desses exames apresentar um resultado diferente da normalidade, será necessário realizar outros exames, como a cintilografia e o cateterismo. Para o primeiro, é preciso injetar na veia um isótopo radioativo. Isso permitirá alta qualidade das imagens e o médico conseguirá analisar se existem pontos obstruídos.
O cateterismo é um exame um pouco mais complicado, em que é necessário passar um cateter nas artérias coronárias e injetar contraste. Em seguida, as imagens mostrarão toda a vascularização do coração.
Existem ainda as Tomografias Computadorizadas das artérias coronárias. São como raios x tirados em 3D, que possibilita que o médico verifique as artérias por completo. Esse exame pode substituir o cateterismo em alguns casos, pois é mais seguro que ele e não é invasivo.
Dicas para prevenir o infarto
Seus hábitos de vida influenciam na saúde do seu coração e na sua qualidade de vida.
Para prevenir o infarto agudo do miocárdio, siga as dicas do especialista do IMEB, Renato Barra:
1. Pare de fumar. O tabagismo faz mal para diversos órgãos. Entre eles, o coração.
2. Controle sua pressão arterial. Se você sofre de hipertensão, não deixe de tomar seu medicamento no dia a dia.
3. Controle seu colesterol, ou seja, sua taxa de gordura no sangue. Mantenha uma dieta saudável e pratique exercícios físicos.
4. Se você sofre com diabetes, consulte seu médico regularmente e evite comer alimentos que aumentem a taxa de açúcar no sangue. Tome sua medicação no dia a dia.
5. Pratique atividade física regularmente. O sedentarismo é prejudicial à vida.
6. Mantenha seu peso ideal – sempre de acordo com sua idade e estatura. Evite engordar e emagrecer direto.
7. Evite comer frituras e gorduras. Alimentação saudável é amiga do coração.
8. Não beba. As bebidas alcoólicas fazem mal e precisam ser consumidas moderadamente.
9. Controle seu estresse e sua ansiedade.
10. Consulte um cardiologista anualmente.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!