icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Saiba quais são as reações alérgicas mais comuns em cada dia

É comum que se pense que as crianças são as maiores vítimas

foto autor

Redação iBahia

12/11/2017 às 13:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Muitos brasileiros já enfrentaram ou conhecem alguém que já teve algum tipo de alergia. É comum que se pense que as crianças são as maiores vítimas, mas um estudo apresentado no congresso anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia mostrou que quase metade das alergias alimentares surgem na idade adulta.
Foto: Divulgação
— A alergia é uma reação de intensidade exagerada do organismo a determinados estímulos que são inofensivos para a maioria das pessoas. Quando o corpo entra em contato com essas substâncias, há produção aumentada de um tipo de anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Quanto maior for a produção de IgE, mais intensa será a reação alérgica — explica o médico Nelson Cordeiro, membro do Departamento Científico de Dermatite Atópica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).
Uma pessoa pode nascer com alergia a alguma substância ou desenvolvê-la ao longo da vida, como acontece com a maioria das alergias de pele.
— Quem entra muito em contato com produtos químicos ou mexe com detergentes e outros itens de limpeza pode desenvolver uma alergia a essas substâncias — afirma a dermatologista Paula Chicralla.
É muito importante que um médico seja procurado assim que a alergia aparecer.
— No caso da alergia alimentar, nem sempre o resultado positivo ou negativo do exame de sangue pode determinar qual é o causador da alergia. O mais adequado seria um teste de provocação oral em que o paciente come o alimento que pode causar reação — comenta Erica Azevedo, alergista e imunologista.
Por serem doenças crônicas, as alergias não têm cura, mas podem ser controladas. Seguindo esquema de tratamento que inclui controle do ambiente, medicações de alívio das crises e até vacinas, os pacientes podem ficar livres dos sintomas.
Crianças ( 0 a 12 anos)
1) Rinite alérgica: reação do organismo à inalação de uma substância alérgena que pode ser poeira ou pólen, por exemplo. Os sintomas são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz
2) Asma: é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O principal sintoma da asma é a falta de ar, porém outros sintomas podem aparecer durante uma crise: falta de ar e sensação de que ele não chega até o pulmão; tosse principalmente a noite e chiado ao respirar.
3) Alergia a picada de inseto: é comum que as crianças apresentem essa alergia. os sintomas são vermelhidão em volta do local, surgimento de caroço e uma coceira.
4) Dermatite atópica: é uma doença crônica que causa inflamação na pele, resultando em lesões avermelhadas que apresentem crostas, coçam e descamam. Nas crianças é comum que as lesões aparecem atrás do joelho.

5) Alergias alimentares: leite, ovo, soja ou trigo e peixe são alimentos que mais provocam alergias em crianças. Os sintomas mais comuns são: vômitos, inchaço na boca e nos olhos, dor de barriga, náusea e refluxo.

Adolescentes (12 a 18 anos)

1) Asma: é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O principal sintoma da asma é a falta de ar, porém outros sintomas podem aparecer durante uma crise: falta de ar e sensação de que ele não chega até o pulmão; tosse principalmente a noite e chiado ao respirar.

2) Alergias alimentares: por ser uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, os adolescentes podem ter alergias alimentares comuns tanto às crianças como adultos.

Adultos

1) Asma: na vida adulta, os sintomas e as crises costumam aparecer de maneira mais grave e intensa. O agravamento pode ser provocado por infecções pulmonares e são particularmente frequente no inverno.

2) Alergias alimentares: frutos do mar e mariscos são as comidas que mais causam alergia em adultos, principalmente o camarão, além de amendoim e peixes

3) Dermatite de contato: é uma reação alérgica da pele ao entrar em contato com alguma substância que cause alergia e surge após sucessivas exposições à substância que causa o problema. Quem tem esse tipo de alergia apresenta sintomas como coceira no local onde a substância entrou em contato.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde