Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Saiba quantas calorias têm no caruru e como evitar exagero

A nutricionista Geilma Rocha também ensinou uma opção mais fit do prato

Redação iBahia • 21/09/2020 às 15:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com a chegado mês de setembro vem logo a expectativa para deliciar com caruru. Mas, de acordo com a nutricionista Geilma Rocha, do Sistema Hapvida, é preciso ter cuidado ao se esbaldar no prato típico. Esse conselho vale até mesmo para quem não faz nenhuma dieta, pois a quantidade de calorias presente em um prato ultrapassa duas mil.
"A média diária alimentar recomendada para um dia são duas mil calorias, onde o almoço deve ter em torno de 600. No caso do caruru, ele pode acabar totalizando a quantidade orientada para o dia inteiro", explica.
E além do almoço, há quem opte sempre por um doce de sobremesa. Nesse caso, Geilma comenta que as frutas são aliadas no processo de digestão e devem ser consumidas durante esse pós-almoço. Entre as opções listadas pela nutricionista estão abacaxi, laranja e tangerina. "As fibras presentes nas frutas cítricas auxiliam na redução de parte da absorção das gorduras consumidas nos alimentos", aponta.
Substituições
A pandemia acabou afetando a produção e comercialização do dendê e ele é um dos itens prioritários na elaboração do caruru. Mas, não precisa desespero. Geilma conta que o ingrediente pode ser substituído pelo azeite de oliva extra virgem, com cúrcuma e coloral. A especialista destaca que o sabor não é totalmente alterado e o prato ainda fica mais nutritivo. “Com essas trocas de ingredientes, o caruru passará a ter mais vitaminas e minerais, além de que a união do azeite de oliva, coloral e cúrcuma também melhoram o processo digestivo e estimulam o sistema imune”, conclui.
A especialista também ensinou a fazer uma versão light do prato. Confira:
Ingredientes:
1 cebola grande
1 dente de alho
1 colher de café cheia de gengibre picado
1 colher de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de camarão seco
25g de amendoim
20g de castanha do pará
200ml de leite de coco natural
30ml de azeite de oliva extra virgem
180g de quiabo cortado
1 colher de chá de cúrcuma e coloral,
sal a gosto
*O modo de preparo é similiar ao tradicional.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde