Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Inscrições abertas

Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental

Evento gratuito em Salvador terá participação da oncologista Clarissa Mathias e do psiquiatra André Gordilho

Redação iBahia • 05/07/2024 às 10:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os transtornos mentais podem reduzir tanto a qualidade de vida quanto a sobrevida dos pacientes com câncer. Falar sobre essa relação é fundamental, por isso a segunda edição do Bom Viver Convida – Encontros sobre Saúde Mental se debruçará sobre o tema "A importância da saúde mental no tratamento do câncer", no evento gratuito marcado para o dia 24, às 19h30, no auditório do Edifício CEO Salvador Shopping.


				
					Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental
Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental. ​Foto: Divulgação

Promovido pelo Grupo Bom Viver, o encontro entre profissionais de referência terá a participação da oncologista Clarissa Mathias e condução do psiquiatra André Gordilho, diretor técnico-médico do Hospital Bom Viver que, há quase 30 anos, se dedica ao tratamento de transtornos mentais em Salvador. As inscrições gratuitas acontecem por este site.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

"O diagnóstico de câncer pode levar a uma piora da saúde mental, a um quadro depressivo, um quadro ansioso, e isso vai mexer no tratamento como um todo. A pessoa com depressão fica 'para baixo' e as emoções mexem com nosso sistema imunológico", explica o psiquiatra André Gordilho.

Além disso, o especialista destaca que existe o próprio descuido natural associado a esses quadros: a depressão leva a uma falta de ânimo para se cuidar e fazer a atividade física que muitas vezes é necessária para se manter bem. "Então, é fundamental cuidar da saúde mental nos quadros de oncologia, avaliar se essa pessoa precisa de um suporte", completa.

Doença, proximidade da morte, luto e fé serão alguns dos assuntos abordados na apresentação da oncologista líder do Câncer Center do Hospital Santa Izabel e Oncoclinicas, Clarissa Mathias, que vai falar sobre os "Últimos dias de vida".


				
					Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental
Dra. Clarissa Mathias. ​Foto: Divulgação

"Os últimos dias de vida envolvem toda uma preparação da equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da área de saúde mental, cuidadores, familiares e os próprios pacientes, para que eles saibam identificar os processos e se adaptar a eles, entendendo como lidar com o luto, a perda da partida de um ente querido. Acho de extrema importância que possamos reunir profissionais de várias especialidades, para que cada um com a sua visão possa enriquecer o debate e nos aprimorar para cuidarmos melhor dos pacientes", enaltece a oncologista.

Como o cuidado com a saúde mental pode ajudar?

Uma pesquisa divulgada em maio na Inglaterra, conduzida pelo Dana-Farber Cancer Institute de Boston, Universidade de Surrey e Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, revela que um em cada cinco adultos pode ter sua vida encurtada por câncer devido a problemas de saúde mental não tratados. "Receber o diagnóstico de câncer gera um impacto muito grande na vida da pessoa e isso mexe com a sua rotina, assim como o modo que essa pessoa lida com a finitude, a possibilidade do encerramento da vida", destaca o Dr. André Gordilho.


				
					Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental
Dr. André Gordilho. ​Foto: Divulgação

O grande "X da questão", segundo o diretor técnico do Hospital Bom Viver, é quando a pessoa se coloca na situação de fragilidade perante a vida. "'Como assim, minha vida estava bem e pode acabar a qualquer momento? Como vou organizar minha vida, meus filhos?'. Esse excesso de preocupação pode gerar ansiedade e ela pode levar à depressão, que são as patologias mais associadas ao diagnóstico de câncer", explica.

Muitas vezes a pessoa encara o diagnóstico como uma sentença, continua o psiquiatra, "o que não é necessáriote verdade, porque cada vez mais o tratamento tem evoluído". "Porém, a jornada do lidar com o câncer, com os tratamentos, a quimioterapia, a cirurgia e toda a incerteza que acompanha em relação ao futuro pode levar a quadros de intensa ansiedade e depressão também", alerta.

SERVIÇO - Bom Viver Convida – Encontros sobre Saúde Mental

Temas:

  • A importância da saúde mental no tratamento do câncer – Dr. André Gordilho
  • Os últimos dias de vida – Dra. Clarissa Mathias

Quando: 24/07, às 19h30 (credenciamento às 19h);
Onde: Auditório do Edifício CEO Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 2539 - Caminho das Árvores);
Entrada gratuita (mediante inscrição e sujeita à lotação do espaço);
Inscrições por este site.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde