icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Secretaria da Saúde divulga hoje novos números da Guillain-Barré

Semana passada, o órgão confirmou 55 casos — o número não inclui os dois últimos registros feitos em Feira de Santana

foto autor

13/07/2015 às 9:25 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Um novo boletim com o número de pessoas diagnosticadas com a síndrome Guillain-Barré (SGB) será divulgado nesta segunda-feira (13), a partir das 10h, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Semana passada, o órgão confirmou 55 casos no estado — o número não inclui os dois últimos registros feitos em Feira de Santana, onde uma criança de 7 anos e um pedreiro de 37 seguem em tratamento. Do total de casos registrados, 32 foram em Salvador, onde também foi registrada uma morte.

População lota postos de saúde por temor de nova doença. Demora fez muitos voltarem para casa
(Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo)

Outras duas mortes estavam sendo investigadas. As Unidades de Pronto Atendimento da capital não registram novos casos desde a última quinta-feira. A SGB é uma doença autoimune provocada por uma reação de defesa do organismo a um vírus. Em alguns casos, essa reação acaba atacando o próprio organismo. A doença tem se desenvolvido em pacientes que apresentaram sintomas de uma das três doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).

A SGB provoca paralisia muscular. Hoje, o governador Rui Costa vai solicitar uma audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a fim de garantir recursos para intensificar o combate aos focos do mosquito aedes aegypti. Durante a manhã de ontem, no Palácio de Ondina, o governador esteve reunido com o secretário da Saúde, Fábio Villas Boas e com o sub-secretário, Roberto Badaró. Também será agendada uma reunião com os prefeitos das cidades de Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Serrinha, Araci, Baixa Grande, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Valente, Pintadas e Várzea do Poço — municípios que concentram as notificações da tríplice epidemia. Entre 1º janeiro e 6 de julho deste ano foram notificados 45.538 casos de dengue, 8.906 casos de chikungunya e 32.873 casos de zika na Bahia. O governo do estado divulgou que, desde o início do ano, tem auxiliado os municípios com o treinamento dos agentes de endemia, apoio financeiro, além da aquisição e distribuição de insumos para eliminar os criadouros do mosquito.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde