O estireno, produto químico usado em copos de isopor e outros recipientes descartáveis para alimentos, pode causar câncer.A conclusão chegou após o experimento de 10 especialistas em toxicologia, química e medicina do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA. De acordo com Jane Henney, presidente do comitê do conselho, essa é uma avaliação de risco e outros fatores também podem fazer parte desse resultado. "Há evidências científicas que dizem que o estireno causa câncer, mas podem haver explicações alternativas, como o acaso, a predisposição ou fatores ainda confusos", explicou.
Ainda de acordo com Jane, o carcinógeno de "médio potencial", significa que não é nada enfático, ao contrário do tabaco, por exemplo, classificado como de "alto potencial". A decisão de fazer a pesquisa, surgiu há três anos, quando as preocupações foram levantadas sobre as possíveis ligações entre estireno e câncer. Em ocasião anterior, o Conselho Nacional de Pesquisa defendeu o uso do estireno em refeições e objetos. "O poliestireno plástico tem sido utilizado em produtos de fast-food - xícaras de café, recipientes de isopor para viagem, talheres - por mais de cinco décadas e foi considerado seguro pelas agências reguladoras”, contou. O estudo, que foi publicado pela revista Food Additives and Contaminants, também descobriu cerca de 175 substâncias químicas presentes nos copos plásticos, com diferentes efeitos. Entre elas, substâncias que interferem na produção de esperma, provocando má formação genital e podendo interromper a produção de hormônios no corpo.
O estudo também descobriu outras substâncias químicas que interferem na produção de esperma, provocando má formação genital |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade