Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Transmissão de conjuntivite aumenta nos meses de verão

Segundo José Ottaiano, presidente do conselho, os pacientes costumam apresentar mais casos de conjuntivite viral nesta época

Redação iBahia • 11/01/2018 às 17:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Vermelhidão e irritação dos olhos são os primeiros sintomas da conjuntivite: doença que causa a inflamação da conjuntiva (membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra). No verão, os casos do problema aumentam, principalmente por conta das variações dos termômetros e a proximidade entre as pessoas.

Foto: Reprodução
— As mudanças de temperatura provocam uma inversão térmica e mais partículas ficam suspensas no ar. São elas que fazem com que os olhos fiquem irritados, facilitando a entrada de microrganismos. Além disso, o contato maior de pessoas em praias ou piscinas também facilita a transmissão, principalmente por conta da areia e da água que podem estar contaminadas — explica Juan Jimenez, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Segundo José Ottaiano, presidente do conselho, os pacientes costumam apresentar mais casos de conjuntivite viral nesta época. Mas, como é possível se contaminar com dois tipos da doença ao mesmo tempo, o especialista orienta que o cuidado seja redobrado:
— As conjuntivites bacterianas costumam ser mais graves, pois algumas bactérias podem ser bem agressivas ao organismo — alerta. — Normalmente, a conjuntivite viral tem uma bacteriana associada a ela, porque quando um paciente pega uma inflamação o corpo perde a capacidade de se proteger e com isso as bactérias acabam contaminando também — completa Jimenez.
Automedicação pode agravar o problema
Cada tipo de conjuntivite tem seus sintomas específicos. A viral causa inchaço nas pálpebras e forma uma membrana que deve ser tirada por um oftalmologista. Já a bacteriana, além de deixar os olhos inchados, apresenta secreção amarelada. A alérgica faz com que o paciente lacrimeje bastante.
Segundo os especialistas, ao surgirem os primeiros sintomas, os olhos devem ser lavados com água filtrada gelada, em vez usar água boricada ou colírios. Se o quadro inflamatório não melhorar, é preciso procurar um oftalmologista.
— Um dos maiores problemas que temos é a automedicação. Por muitas vezes, o paciente usa um colírio que não é indicado para o tipo de conjuntivite dele. As complicações da automedicação são mais graves do que as da doença, como por exemplo, o aumento da pressão do olho — conclui Jimenez.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde