Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Treino intenso de um minuto equivale a 45 minutos de um leve

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 27 homens sedentários e mediram sua capacidade aeróbica

• 30/04/2016 às 14:02 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Se você é daqueles que odeia perder horas na academia, um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, pode ser a sua salvação. Segundo a pesquisa, publicada na revista “PLoS One”, um minuto de um exercício intenso pode ter o mesmo efeito de 45 minutos de atividades físicas moderadas.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 27 homens sedentários e mediram sua capacidade aeróbica. Além disso, os cientistas consideraram a capacidade do corpo de regular açúcares no sangue por meio da insulina e fizeram uma biópsia muscular para verificar o funcionamento dos músculos a nível celular.
Os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro grupo não mudou nada em sua rotina, que era majoritariamente sedentária. Os participantes do segundo grupo foram orientados a realizar um treino durante o qual se aqueciam por cerca de dois minutos e depois se exercitavam moderadamente, em uma bicicleta ergométrica, por 45 minutos. Em seguida, durante três minutos reduziam o ritmo para finalizar o treinamento.
Foto: Divulgação
Sequência de dez minutos
Já o terceiro grupo foi submetido a uma sequência de exercícios dinâmica e com picos de intensidade. Primeiro, os participantes eram orientados a fazer um aquecimento de dois minutos também em uma bicicleta ergométrica. Depois disso, deveriam pedalar com a maior intensidade possível durante 20 segundos. O aquecimento e o exercício de intensidade deveriam ser repetidos três vezes. Ao final, para se recuperar, eles reduziam o ritmo durante três minutos. A sequência total dura dez minutos, e o esforço físico intenso apenas um.
Os dois grupos que foram submetidos a exercícios deveriam repetir a orientação três vezes por semana. As atividades foram realizadas durante 12 semanas e, ao final, os pesquisadores constataram que ambos os grupos tinham registrado ganhos quase idênticos à saúde.
Os cientistas identificaram que a resistência dos grupos tinha aumentado cerca de 20%. Estruturas microscópicas relacionadas à queima de oxigênio e à produção de energia também tinham aumentado em número e potencializado seu funcionamento. As duas rotinas de exercício, moderada e intensa, também contribuíram para regular a reação à insulina. No caso do grupo de controle, que não praticou nenhum exercício, não houve nenhuma mudança aparente.
"Se você é um atleta de elite, então, obviamente, incorporar tanto um treino como o outro irá maximizar seu desempenho. Mas se você é alguém, como eu, que só quer melhorar a saúde e a forma e não tem 45 minutos, nossos dados mostram que você pode obter grandes benefícios com até mesmo um único minuto de exercício intenso", afirmou Martin Gibala, que liderou o estudo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde