Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Veja 5 dicas para recuperar sua vitalidade no tratamento

Pesquisas mostram que prática de exercícios e o controle do peso são muito importantes para o sucesso no tratamento

Redação iBahia • 22/10/2021 às 11:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Praticar exercícios físicos é essencial para uma vida saudável, para o bem-estar físico e mental e na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer. Quando falamos especificamente de pessoas que fazem o tratamento contra o câncer, os exercícios, assim como o controle do peso, também contribuem para uma melhor evolução durante o tratamento.

“Pacientes que praticam atividades físicas, de modo geral, respondem melhor, sentem-se mais dispostas e conseguem controlar melhor o peso”, diz a médica oncologista Bruna Zucchetti, do Hospital Nove de Julho.

A especialista disse ainda que movimentar-se é algo que deve fazer parte da rotina, inclusive para combater a fadiga relacionada à quimioterapia.

Após passar pela difícil experiência de um câncer de mama, a contadora Maisa Romanin, de 42 anos, sentiu na pele a necessidade de ter um acompanhamento de um profissional esportivo. A doença implicou na realização de uma cirurgia de mastectomia parcial e posteriormente 18 sessões de quimioterapia. Diante das dificuldades encontradas durante o caminho da cura, Maisa percebeu o quanto precisava melhorar a autoestima e lutar pelo emagrecimento para o controle da doença.

“A mudança de estilo de vida, após ver tantas mudanças no meu corpo depois tantas sessões de quimioterapia, me motivou para nunca mais parar de me exercitar, e isso foi fundamental para que o tratamento fosse um sucesso e cada vez mais eu me sentisse próxima da cura”, afirma Maisa.

Se você conhece faz tratamento ou conhece alguém que está na luta contra à doença, confira abaixo algumas dicas para começar a sair do sedentarismo:

  1. Inclua pelo menos 30 min de caminhada/dia 5 dias da semana. Se você estiver em tratamento busque indicação do seu médio antes de começar.
  2. Mantenha uma alimentação balanceada. Aumente o consumo de frutas e verduras que te proporcionem mais energia.
  3. Musculação também é importante para evitar a redução de massa muscular
  4. Se estiver na reta final do tratamento, exercícios de alto impacto podem ser ótimos aliados para adquirir resistência muscular, como treinos funcionais e HIIT training
  5. Tentar manter uma rotina de atividades eleva a autoestima e ajuda na regulação de hormônios da felicidade.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde