icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Veja cinco motivos para consumir óleo de cártamo

Ele é rico em minerais, gorduras boas, vitamina E, A e K e antioxidantes

foto autor

Redação iBahia

06/07/2019 às 11:31 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:15 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Você já ouviu falar de óleo de cártamo? Ele é extraído das sementes da planta cártamo (de pequeno porte, com flores amarelas) e pode ser usado de diversas maneiras. O óleo de cártamo é rico em minerais, gorduras boas, vitamina E, A e K e antioxidantes - substâncias essenciais para o organismo. A Taeq, empresa de alimentação saudável, listou cinco benefícios de incluir esse alimento na sua dieta.

Foto: reprodução / iStock


1. Combate o envelhecimento

Uma das principais vantagens do óleo de cártamo é que ele é fonte de vitamina E, um importante antioxidante para o corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular, bloqueando danos causados pelos radicais livres e fortalecendo o organismo.

Além disso, a vitamina E também é boa para a saúde do coração e para a imunidade de forma geral.

2. Auxilia na cicatrização, combate excesso de glicose e o colesterol "ruim"

É fonte de ácidos graxos (como ômega 6 e ômega 9)
Outro ponto positivo do óleo de cártamo é que ele é fonte de ácidos graxos essenciais para o corpo - o ômega 6, por exemplo, auxilia na cicatrização, combate o excesso de glicose no sangue e o colesterol "ruim" (LDL), fortalece a imunidade e também combate a pressão alta.

3. Previne doenças cardiovasculares

Já o ômega 9 tem ação anti-inflamatória, previne doenças cardiovasculares e também ajuda a aumentar a concentração de colesterol "bom" (HDL). Além disso, esses ácidos graxos estimulam a queima de gordura e, por isso, o óleo de cártamo é muito usado para essa finalidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:



4. Variadas formas de inserir na dieta

Use o óleo de cártamo para temperar saladas e legumes
Para incorporar todas a propriedades do óleo de cártamo à sua dieta, uma boa dica é usá-lo para temperar saladas e legumes no dia a dia. Mas além disso, o óleo também pode ser aplicado em frituras, substituindo a manteiga e óleos hidrogenados. Ao consumir o óleo de cártamo diariamente você consegue melhorar o colesterol, diminuir focos de inflamação e ainda controla a glicemia.

Além de ser usado diretamente na culinária, o óleo de cártamo também

pode ser consumido através de cápsulas. O ideal é consultar um médico

antes de iniciar o consumo.


5. Hidrata a pele

Além de ser usado na alimentação, o óleo de cártamo também é ótimo para o preparo de cremes hidratantes faciais. Por ser rico em antioxidantes (vitamina E), nos ácidos linoleico e oleico (ômega 6 e ômega 9, respectivamente), ele ajuda a combater o envelhecimento da pele e garante uma boa hidratação. Muitas pessoas usam esse óleo para preparar máscaras faciais com outros ingredientes naturais ou hidratantes comuns.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde