Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Saiba quais remédio são contraindicados em caso de Dengue

Uso de medicamentos errados pode agravar a doença, pontuam especialistas

Isadora Gomes • 16/02/2024 às 18:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue, segundo dados divulgados na quinta-feira (15) pelo Ministério da Saúde. Desde o início do ano, já foram registrados 532.921 prováveis casos e 90 mortes por dengue - sendo 2 na Bahia. Não há um medicamento específico para o tratamento da doença e o uso de substâncias equivocadas pode agravar o problema de saúde.


				
					Saiba quais remédio são contraindicados em caso de Dengue
Aspirina e AAS não devem ser usados por pacientes que estão com dengue.

A dengue pode causar sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, além de outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental. Paracetamol e dipirona são indicados para amenizar os sintomas.

Leia mais:

A doença é dividida em dois grupos: a dengue clássica e a hemorrágica, quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes.


				
					Saiba quais remédio são contraindicados em caso de Dengue
O Brasil já teve mais de 500 mil casos prováveis de dengue em 2024. Foto: Reprodução

Segundo especialistas, os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidade de prescrição médica nas farmácias, podem aumentar o risco de sangramento.

Confira a lista de medicamentos contraindicados em casos dengue segundo os infectologistas.

  • Aspirina e AAS: São medicações que têm efeito analgésico e antitérmico e ajudam no alívio de dores e da febre. No entanto, elas podem afetar a coagulação de pacientes com o vírus da dengue.
  • Ibuprofeno e nimesulida: Integram a categoria chamada de anti-inflamatórios não esteroidais e também aumentam as chances de sangramento, mas não devem ser usados no tratamento dos sintomas da dengue.
  • Prednisona e hidrocortisona: Medicamentos como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona são conhecidos como corticoides, e também são contraindicados em caso de dengue ou de suspeita da doença.
  • Ivermectina: Esse medicamento é única e exclusivamente para combater vermes, não há nenhum estudo que mostre sua eficácia contra vírus. Ele não deve ser usado em nenhum caso a mais.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde