A cada dia que passa, é mais comum as pessoas mudarem seus hábitos alimentares em busca de refeições mais saudáveis, com o objetivo de prevenir algumas doenças, principalmente quando atingimos uma determinada idade. Entre as preocupações está o colesterol ruim ou LDL.
A substância se acumula nas paredes das artérias, prejudicando a circulação sanguínea. Dessa maneira, o risco de entupimento dos vasos aumenta consideravelmente. Assim, com eles obstruídos, o fluxo do sangue é afetado, o que aumenta as chances de ter um derrame ou infarto. E se a pessoa for diabética, o LDL alto torna-se ainda mais nocivo.
Leia também:
Segundo o portal "Preserve seus rins", pessoas com diabetes têm o dobro de possibilidade de ter AVCs ou doenças cardíacas. Para isso, é necessário adequar a alimentação e praticar exercícios físicos, além de ter um acompanhamento médico regular.
Confira quatro ingredientes que podem ajudar no combate ao colesterol ruim. Vale lembrar que esses alimentos não curam a doença.
1 - O ômega 3 é um importante aliado para baixar o LDL. Afinal, ele contém ácidos graxos eicosapentaenoico (EPA), que tem função anti-inflamatória mais forte e auxilia a manter os níveis regulares de triglicerídeos, auxiliando na saúde na saúde cardiovascular e problemas circulatórios, de acordo com o "Essential Nutrition".
2 - De acordo com o "Radar Proteste", o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol - uma espécie de fitoesterol que possui estrutura semelhante ao do colesterol. No corpo humano, ele trava uma batalha com o colesterol ruim, o que ajuda na diminuição do LDL e aumento do HDL, o colesterol bom.
3 - As nozes são ricas em gorduras não saturadas, que é o principal ingrediente para reduzir as taxas do colesterol. Por conterem fibras e fitoesteroides, elas ajudam a absorver o colesterol, segundo o "Globo Saúde".
4 - Outro componente que auxilia no combate ao colesterol ruim é o azeite, que é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ou ômega 9). De acordo com o "Uol", ele é rico em polifenóis, que têm ação antioxidante e previne doenças cardíacas.
Mauricio Louro
Mauricio Louro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!