As férias de verão ainda não chegaram, mas o calorão vem dando sinais do como serão os próximos meses. Com isso, os cuidados com a saúde que a época exige, principalmente com os pequenos, já podem começar a serem seguidos. Nesse período, as crianças passam mais tempo na praia, na piscina, brincando na rua com os coleguinhas e, com isso, mais expostos a doenças características do verão.
Por isso, pediatras aconselham que pais busquem saber sobre os casos de doenças na escola, que tenham cuidado redobrado com a higiene pessoal, dos alimentos e com a hidratação. Além de protegê-los do sol forte.
"Nesta estação, há mais circulação de vírus. Um dos principais é o adenovirus, que causa diarreia, febre, conjuntivite, coriza. As mães ficam assustadas por conta dos múltiplos sintomas. Mas, fiquem calmas. Tratam-se os sintomas e espera o vírus sair do corpo" diz a pediatra Isabela Forni, que indica a consulta médica ao aparecimento de sintomas.
A otite também é comum e está relacionada ao contato com água da piscina, do mar. A criança fica com dor no ouvido e é preciso ir ao médico.
Com relação à saúde do idoso, o geriatra Homero Leite orienta: "Deve-se hidratar bem, bebendo de seis a oito copos de líquido por dia. A urina deve manter-se clara. O banho de sol deve ser de 9h às 15h".
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade