Trabalhadores de uma indústria de derivados do cacau localizada em Ilhéus, cidade do sul da Bahia, sofreram um acidente em trabalho na segunda-feira (6). Eles faziam uma operação de manutenção nas turbinas de vapor da caldeira quando foram queimados. Dois dos três funcionários estão em estado grave.
As vítimas foram socorridas para o Hospital do Cacau. Um deles já recebeu alta e outros dois permanecem internados em estado grave, com queimaduras que afetaram, aproximadamente, metade do corpo de cada um.
Leia também:
No momento, os trabalhadores aguardam transferência para o Hospital Geral do Estado (HGE), referência em queimaduras na Bahia.
Acidente em indústria de cacau é investigado
O incidente ocorreu quando os trabalhadores removeram os parafusos de uma válvula sob pressão, resultando no contato com jatos de condensado e vapor, conforme relatado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Moageira de Cacau (Sindcacau).
O sindicato também observou que a Olam Agrícola, empresa a qual o acidente aconteceu, tem diversos trabalhadores terceirizados desempenhando funções anteriormente realizadas por funcionários efetivos treinados para estas atividades.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou uma investigação para esclarecer as responsabilidades trabalhistas relacionadas ao acidente. A equipe da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, tentou contato com a Olam Agrícola para obter um posicionamento. Em nota, a empresa informou que "uma investigação sobre a causa do incidente está em andamento.
"Buscando apoiar os atingidos, a ofi providenciou transporte do hospital local para um hospital especializado em Salvador, além de oferecer acomodação para seus familiares. A caldeira envolvida no incidente não estava em operação e estava passando por manutenção de rotina. Esta caldeira será mantida fora de serviço enquanto se aguardam as conclusões da investigação e a decisão sobre ela será tomada seguindo todas as consultas necessárias a serem feitas às autoridades."
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!