Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Resgate

Aeronave da FAB que irá trazer brasileiros de Gaza decola para o Egito

Avião irá levar 40 purificadores de água portáteis e kits de medicamentos e insumos

Thiago Virgílio • 18/10/2023 às 11:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza embarcou nesta quarta-feira (18) com destino ao Egito.


				
					Aeronave da FAB que irá trazer brasileiros de Gaza decola para o Egito
Brasileiros na Faixa de Gaza, aguardando retorno para o Brasil via Egito. Foto: Divulgação/Itamaraty

Segundo informações da Agência Brasil, a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea Brasileira (FAB), estava em Roma, na Itália, desde sexta-feira (13), aguardando autorização para realizar esse resgate.

Leia mais:

Ainda de acordo com a Agência Brasil, a aeronave irá levar 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos, que serão enviados pelo governo brasileiro. Cada kit contém 48 itens de antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras dentre outros materiais.

Os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia. Esses materiais serão para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por Israel desde o dia 7 de outubro.

Ainda segundo informações, a aeronave irá pousar inicialmente no Aeroporto Internacional de El-Arish, que fica a cerca de 60 km do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito.

Após descarregar o material, o VC-2 segue para Cairo, onde vai aguardar instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.

Por meio de nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores na terça-feira (17), o grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.

*Sob supervisão da repórter Bianca Andrade

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança