Uma lancha foi flagrada realizando uma manobra de alto risco no Rio do Inferno, localizado em Boipeba, em Cairu, no baixo sul da Bahia. O caso aconteceu nesta quarta-feira (17) e pessoas que estavam no local gravaram a ação do condutor. A situação aconteceu depois de um acidente de lancha, que matou duas pessoas em dezembro de 2023. Veja vídeo:
Em nota, a prefeitura de Cairu informou que o alvará de passeio da embarcação já foi suspenso e que o caso foi encaminhado para a Capitania dos Portos da Bahia. Devido ao recente acidente fatal no rio, um limite de velocidade para as embarcações que trafegam pelo Rio do Inferno foi estabelecido pela Capitania dos Portos.
Leia também:
Conforme o Regulamento Internacional para evitar albalroamentos no mar (RIPEAM), utilizado pelo órgão para estabelecer a regra, o limite de velocidade que deve ser respeitado é de 10 nós, ou 18,52 km/h, durante os deslocamento pelo rio.
Relembre o caso
Um das lanchas que se envolveu no acidente em dezembro de 2023 saiu de Valença com destino a Boipeba e se chocou com a outra no meio do percurso. As vítimas foram identificadas como Mário André Machado Cabral, de 34 anos, natural de Maceió (AL), e Larissa Fanny Galantini Pires, de 35 anos, de Goiânia (GO). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Valença, no baixo sul.
O condutor de uma das lanchas ficou ferido. O segundo piloto, que teria causado o acidente, foi preso em flagrante. Ele foi identificado como Aldir Rosário do Amor Divino. No dia do acidente, ele foi detido e, na semana seguinte, teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça.
No dia 10 de janeiro, o segundo piloto foi solto sob condição de cumprimento de medidas cautelares, entre elas a proibição por seis meses do direito de pilotar.
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!