O aplicativo Celular Seguro, do governo federal, recebeu 781 pedidos de bloqueio de aparelhos da Bahia até a última sexta-feira (12), segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No ranking nacional, o estado ocupa a terceira posição, empatado com Pernambuco. Cerca de um mês após o lançamento, 10.552 pedidos de bloqueio foram feitos no Brasil.
O aplicativo foi lançado em 19 dezembro como iniciativa federal de combate ao roubo e ao furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais no país. As vítimas podem comunicar o crime e pedir o bloqueio imediato dos aparelhos, dos aplicativos bancários e de novos acessos aos dispositivos.
Leia também:
Do total de solicitações no Brasil, 4.572 foram por ocorrências de roubo; 3.294 por furto; 2.144 por perda e 542 relativos a outras origens.
Cada pessoa que se cadastra no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, autorizando-as a efetuar os bloqueios em seu nome. Mais de 467,8 mil pessoas de confiança já tinham sido cadastrados até esta tarde. O próprio dono do aparelho cadastrado pode bloqueá-lo acessando o site celularseguro.mj.gov.br, usando um computador seguro. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.
Não há a opção de bloqueio temporário. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!