Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Operação Kariri

Conheça família que acumulava bens com lucro do tráfico na BA

Cinco pessoas foram presas na ação; três delas são da mesma família, incluindo uma médica e o marido dela

Nathália Amorim • 23/02/2024 às 15:04 • Atualizada em 23/02/2024 às 19:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Três das cinco pessoas presas na Operação Kariri, que investiga uma organização criminosa em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia, são da mesma família. Eles são filha, esposa e genro do chefe do grupo.


				
					Conheça família que acumulava bens com lucro do tráfico na BA
Cinco pessoas foram presas na ação; três delas são da mesma família, incluindo uma médica e o marido dela. Foto: Reprodução/Redes Sociais

As prisões aconteceram na quarta-feira (22), em Feira de Santana, São Paulo e Brasília. O suspeito de chefiar a organização criminosa, identificada como Rener Umbuzeiro, trocou tiros com os policiais e morreu durante o cumprimento de um mandado de prisão.

Leia mais:

Já a filha, o genro e a esposa de Rener foram presos, mas ainda não há informações de como eles participavam do esquema. Outras duas pessoas, que não tiveram as identidades divulgadas, também foram presas.

As informações foram confirmadas ao g1 nesta sexta-feira (23), por uma fonte da Polícia Federal.

Os três envolvidos presos podem responder por suspeita de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Conheça abaixo:

Filha médica

A filha de Rener Umbuzeiro foi identificada como Larissa Lima. Ela é médica e trabalha na área de estética. Pelas redes sociais, ela compartilha os atendimentos que fazia em São Paulo, como botox e tratamentos contra queda de cabelos.


				
					Conheça família que acumulava bens com lucro do tráfico na BA
Larissa Lima é médica e trabalha na área de estética. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ela é casada com Paulo Victor, que também foi preso. Os dois se casaram em 2023, após 10 anos de relacionamento. Além das postagens sobre o trabalho, Larissa compartilha viagens com o marido.

Os dois já viajaram juntos para destinos como Itacaré, no sul da Bahia, a região da Chapada Diamantina, e a Praia do Forte.

Genro esportista

Paulo Victor Lima compartilhava nas redes o estilo de vida que levava. Pelas imagens, é possível perceber que ele praticava muitos esportes e sempre frequentava praias da Bahia.


				
					Conheça família que acumulava bens com lucro do tráfico na BA
Paulo Victor Lima é casado com Larissa Lima e compartilha vida de luxos nas redes sociais. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em uma das postagens, o genro do chefe da organização criminosa e a esposa aparecem juntos com o jogador Neymar em uma festa. O momento faz parte do documentário sobre o atleta.

Esposa discreta

A esposa de Rener Umbuzerio mantinha o perfil discreto nas redes sociais. Identificada apenas como Niedja, ela utiliza o sobrenome Resende e tem um perfil fechado. Ela é mãe de Larissa, que foi presa, e de dois meninos, uma criança e um adolescente que não tiveram idades informadas.


				
					Conheça família que acumulava bens com lucro do tráfico na BA
Esposa do chefe da organização criminosa, Niedja mantinha discrição nas redes sociais. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apreensão de bens da família

Segundo investigações da PF, o lucro com as drogas era revertido na compra de imóveis de luxo. Familiares próximos dos investigados forneciam contas bancárias para tentar ocultar o rastreio do dinheiro.

Por causa disso, foram identificadas cinco fazendas pertencentes ao principal alvo da investigação, Rener Umbuzeiro, e que constam em nome de outras pessoas. As contas e imóveis da família foram bloqueados, podendo totalizar R$50 milhões.


				
					Conheça família que acumulava bens com lucro do tráfico na BA
Família acumulava bens com lucro da venda de maconha na Bahia. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Entre os imóveis estão seis de alto padrão e cinco fazendas, localizados na Bahia e em Pernambuco.

Ainda de acordo com a PF, foram apreendidos:

  • 5 armas
  • 4 veículos
  • 6 apartamentos
  • 5 fazendas

Como funcionava o esquema ilícito?

A PF informou que as investigações iniciaram em 2019. A família mantinha a plantação de maconha e todo lucro garantido era revertido em compra de bens imóveis de alto poder aquisitivo. Os imóveis eram distribuídos entre o grupo e entre parentes próximos, que forneciam contas bancárias para ocultação do rastreio do dinheiro pela Polícia Federal.

A investigação identificou ainda que cinco fazendas pertencentes ao principal alvo constam em nome de terceiros. Os envolvidos no crime responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Não há informações sobre o local onde os envolvidos foram encaminhados ou a identificação dos mesmos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança