Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Ituberá

Delegada que fez desabafo após furto de armas em delegacia é exonerada

Patrícia Crisóstomo gravou vídeo se queixando sobre problemas na delegacia e detalhando o crime na unidade

Alan Oliveira • 07/12/2023 às 16:00 • Atualizada em 07/12/2023 às 21:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A delegada Patrícia Crisóstomo, que era titular da delegacia de Ituberá, no baixo sul da Bahia, foi exonerada do cargo depois de fazer um desabafo sobre a precariedade da unidade policial. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (7).


				
					Delegada que fez desabafo após furto de armas em delegacia é exonerada
Delegada que fez desabafo após furto de armas em delegacia é exonerada. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os relatos foram gravados na madrugada de sábado (2), depois que a delegacia foi invadida pelo telhado e duas armas da Polícia Civil (PC) foram furtadas. Foi a delegada que, apesar de estar em período de férias, descobriu o crime, ao ir à unidade.

Leia mais:

Em um vídeo, ela relatou que havia solicitado apoio policial, mas não tinha sido atendida, e que estaria guardando a delegacia sozinha, enquanto o reforço não chegava. Patrícia Crisóstomo falou sobre problemas na estrutura da delegacia e da falta de servidores no local.

Segundo o relato, além da delegada, apenas outras três pessoas trabalham no local, em horário administrativo. Foi exatamente fora desse período que a invasão aconteceu.


				
					Delegada que fez desabafo após furto de armas em delegacia é exonerada
Delegacia de Ituberá foi invadida por criminosos. Foto: Arquivo Pessoal

Ainda conforme detalhou Crisóstomo essa seria a terceira invasão da delegacia. A delegada relatou problemas estruturais e falta de viaturas e efetivos para atuar no dia a dia.

"A unidade de Ituberá está extremamente vulnerável e é uma situação complicada porque levaram as armas da Polícia Civil. Infelizmente é essa a realidade que a gente tem aqui no interior. Essa falta de amparo e recurso para fazer frente a toda essa ousadia da criminalidade".

Os criminosos tiveram acesso ao interior da unidade policial pelo telhado. Eles quebraram o forro de PVC e pularam na sala onde as armas estavam. Documentos também foram revirados no local.


				
					Delegada que fez desabafo após furto de armas em delegacia é exonerada
Delegacia de Ituberá foi invadida por criminosos. Foto: Arquivo Pessoal

"Acessaram pela área externa da área de serviço e conseguiram entrar pelo forro. Eles não arrombaram portas. Eles entraram pelo telhado. Tentaram entrar no cartório. Eu tenho certeza que se eu não viesse aqui hoje, com certeza eles retornariam e entrariam na sala do cartório", detalhou a delegada.

No domingo (3), quando a situação foi divulgada, a PC emitiu uma nota anunciando a construção de uma nova delegacia para a cidade e disse que a invasão está em investigação, mas não comentou os outros problemas relatados pela delegada.

Nesta quinta-feira, após ser procurada, a corporação informou que exonerações e nomeações são "atos administrativos que fazem parte do dia a dia do serviço público" e afirmou que a delegada será redesignada, continuando em atividade.

"A mudança em questão não prejudicará a continuidade do atendimento prestado pela unidade à população", pontuou o posicionamento da PC.

Delegada fez desabafo após invasão da delegacia Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança