Moradores de Periperi, região do subúrbio de Salvador, presenciaram uma “guerra de espadas" na noite de sexta-feira (28). Moradores colocaram papelões e tapumes nos portões para se protegerem, mas uma moradora teve a casa invadida por uma espada.
As espadas são uma versão mais potente dos tradicionais buscapés, feitas de bambu, pólvora e limalha de ferro. Os praticantes dessa atividade são conhecidos como "espadeiros", que simulam "guerras". A prática já é proibida na Bahia há 7 anos, e penas podem chegar até seis anos de prisão.
Leia também:
'Espada' invade casa em Salvador
Em vídeo, uma moradora da região da Urbis de Periperi mostra os estragos que uma ‘espada’ causou ao invadir um dos quartos da residência.
O artefato foi para na cama, lado do travesseiro, onde uma moradora estava dormindo. "Por pouco não acaba em tragédia", relatou a sobrinha da mulher, que preferiu não se identificar.
"Todo ano isso acontece e as devidas providências não são tomadas. Minha tia tem medo, porque infelizmente muitos dos participantes são seus vizinhos, ou convidados por eles", afirmou.
Imagens feitas por uma equipe da TV Bahia na sexta (28) mostram muitas marcas de fogos no chão e até crianças com espadas nas mãos, além da presença de viaturas policiais. A Polícia Militar foi acionada, mas os espadeiros se dispersaram e ninguém foi detido.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!