Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Protesto

Famílias do MST acusam Codevasf de cortar água em acampamento na BA

Cerca de 300 famílias do MST acampam em fazenda da Codevasf desde abril de 2023

Alan Oliveira • 12/03/2024 às 22:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Famílias do Movimento Sem Terra (MST) acusam a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) de barrar o acesso à água em um acampamento, na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia.


				
					Famílias do MST acusam Codevasf de cortar água em acampamento na BA
Famílias do MST acusam Codevasf de cortar água em acampamento na BA. Foto: Reprodução/TV São Francisco

O grupo tem cerca de 300 famílias e está acampado em uma área pertencente à empresa desde abril do ano passado. De acordo com o MST, a área está em terras públicas e sem destinação.

Leia mais:

Com cerca de 4 mil hectares, o terreno também estaria a 800 metros do Projeto Salitre — empreendimento da Codevasf, que tem 51 mil hectares.

O movimento afirma que a privatização da água dificulta o plantio e produção de alimentos, ao mesmo tempo que privilegia as grandes empresas e empresários.

Além disso, o movimento pontua que há um acordo de 2008, estabelecido com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o governo federal e a própria Codevasf, para que o MST possa dar posse a mil famílias em 13 mil hectares de terra adquiridos pela empresa, mas a negociação não teria sido cumprida.

Em nota, a Codevasf justificou que a água disponível no Projeto Público de Irrigação Salitre se destina aos agricultores regularmente instalados no empreendimento.


				
					Famílias do MST acusam Codevasf de cortar água em acampamento na BA
Famílias do MST acusam Codevasf de cortar água em acampamento na BA. Foto: Reprodução/TV São Francisco

Também procurada pela TV São Francisco, a Superintendência Regional do Incra na Bahia informou que não foi informada oficialmente sobre a ocupação e nem sobre a ação para impedir o grupo de ter acesso à água.

O Incra informou ainda que está em diálogo com as partes envolvidas desde o ano passado, para que novas vagas em lotes sejam oferecidas na região. Entre 2008 e 2015, quatro assentamentos foram implantados.

“Essas áreas totalizam 10 mil hectares e possuem capacidade para 379 famílias assentadas, o que corresponde a 63,1% da meta que objetiva atender 600 famílias. Trata-se das áreas de reforma agrária Vale da Conquista, Fazenda Valle e Boa Vista, localizadas no município de Sobradinho, além do assentamento Vale do Iuiú, situado no município de Malhada”, diz a superintendência.

A reportagem também entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, porém não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança