Filho único, pai de duas crianças e trabalhador. É assim que a família de Marcos Luís Silva Alves, de 29 anos, descreve o motorista por aplicativo que foi vítima de um latrocínio (roubo seguido de assassinato) no fim de semana, em Salvador.
O crime aconteceu na madrugada de sábado (4). Dois homens pediram uma corrida no Imbuí com destino ao Shopping Paralela, por meio da Uber. No meio do caminho, eles anunciaram o assalto. Todo o crime foi filmado por uma câmera de segurança instalada no carro da vítima.
Leia também:
Pouco antes do latrocínio, Marcos estava com uma namorada. A família conta que ele já havia batido a meta do dia no transporte, mas decidiu sair para trabalhar novamente, porque tinha uma dívida para pagar.
Desde janeiro deste ano, o motorista por aplicativo trabalhava para uma empresa que era proprietária do carro. Segundo a família, ele falava que se sentia seguro por causa da câmera interna do veículo, mesmo já tendo sido vítima de um assalto em outra situação.
Horas antes do crime, o motorista por aplicativo chegou a citar a violência na cidade no Instagram, ao passar por dois "rabecões" - veículos de remoção de corpos do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) -, na altura da Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM).
Muito ativo nas redes sociais, Marcos Luís ainda tinha comemorado a beleza da noite em um vídeo mostrando os bastidores do trabalho.
Suspeitos detalharam o crime
No sábado, o motorista retomou a atividade por volta das 2h. O crime aconteceu cerca de 1h depois. No vídeo do crime, Marcos Luís aparece usando um boné, ao volante. Um dos criminosos está sentado no bando do carona, enquanto o outro viaja no banco traseiro.
Em seguida, o homem de trás saca uma arma e aponta para a nuca da vítima. Poucos segundo depois, ele atira. O vídeo trava e não é possível ouvir o diálogo, mas após o tiro o homem grita: "Matei".
A câmera escondida registrou ainda o momento em que o suspeito que atirou no motorista por aplicativo assume o volante do carro e foge com o comparsa. O corpo da vítima foi deixado em um trecho da Avenida Paralela, nas proximidades do Bairro da Paz. Já o carro foi abandonado em São João do Cabrito.
Os assaltantes foram identificados como Luiz Guilherme das Neves Macio e Anderson Santos Costa. Para a polícia, Luiz Guilherme disse que a dupla dispensou a arma usada no crime em uma área de matagal, e queimou as roupas usadas no momento do latrocínio.
O suspeito detalhou que eles seguiram para a cidade de Mata de São João, também na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde fez a barba. Já Anderson cortou o cabelo, como forma de disfarce.
Luiz Guilherme disse também que, ainda em Mata de São João, entregou um simulacro de arma de fogo e bloqueador de sinal de celular para um homem que estava em uma moto. Ele não soube dizer o nome do homem e nem deu mais detalhes sobre a entrega.
Os dois tentavam fugir para a cidade de Cruz das Almas, que fica no recôncavo baiano, no entanto, acabaram presos menos de 24h após o crime, em Simões Filho, município que também fica na RMS.
Anderson Costa tentou resistir à prisão e entrou em confronto com os policiais, mas foi baleado nas nádegas. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu atendimento médico.
Nesta segunda-feira (6), a Justiça decretou a prisão preventiva dos dois, em audiência de custódia.
Durante o interrogatório policial, Luiz Guilherme confessou o crime e disse que foi roubar o carro com o comparsa. Ele relatou que Anderson anunciou o assalto e não houve reação da vítima, que tentava estacionar o veículo quando recebeu o tiro na cabeça. Anderson também foi apontado com o responsável por ter puxado o gatilho.
Após a audiência, Luiz Guilherme foi levado para o Conjunto Penal de Salvador. Já Anderson Santos segue custodiado no HGE.
Família e amigos do motorista por aplicativo em luto
O corpo de Marcos Luís Silva Alves foi enterrado no Cemitério Municipal de Brotas, depois de passar por perícia no Instituto Médico Legal (IML), ainda no sábado. A cerimônia reuniu dezenas de familiares e amigos da vítima.
A família está em luto, incluindo os filhos do motorista por aplicativo, que eram ligados a ele. Os dois são um menino e uma menina, ambos de 9 anos, frutos de relacionamentos distintos.
Revoltados com o crime, nesta segunda-feira, um grupo de motoristas por aplicativos, amigos de Marcos Luís, protestaram com pedidos de justiça, na frente da sede da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no Centro Administrativo (CAB), na capital baiana.
"Conhecia desde pequeno, a família dele, a tia, os primos, a galera toda. Marquinhos era um menino muito bom, querido, comunicativo e brincalhão", disse o motorista por aplicativo Marcos André Prado.
O que diz a Uber
"Ficamos profundamente entristecidos em saber que o motorista parceiro Marcos Luís Silva Alves foi vítima desse crime terrível. Nossos sentimentos estão com a família e os amigos nesse momento de enorme tristeza e dor. A Uber permanece à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei.
Todas as viagens na plataforma são cobertas por um seguro em caso de incidentes e a seguradora entrará em contato com a família da vítima para oferecer o apoio.
É importante ressaltar que, durante as viagens, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma. Dentre elas, está a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Na Bahia, esse recurso foi recentemente integrado com o 190 do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado. Assim, os operadores do serviço de emergência recebem automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. No Rio de Janeiro, no Pará e no Maranhão, esse recurso também já foi integrado com as forças de segurança dos estados.
A Uber também conta com outras ferramentas de segurança que atuam antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros".
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!