Uma ligação de água irregular que daria para abastecer 260 casas por 1 mês foi desligada, após ser descoberta por técnicos da Embasa, na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia.
A informação foi divulgada pela empresa nesta terça-feira (19). A data da operação não foi detalhada. O "gato", como é popularmente conhecido, ficava em uma propriedade rural e era usado para irrigar uma plantação, na comunidade da Baixa da Linha, na zona rural.
Leia também:
Ao todo, a tubulação improvisada e fraudulenta consumia mensalmente cerca de 2 milhões de litros de água. De acordo com a Embasa, o dono da propriedade não estava no local, mas será intimado durante as investigações do inquérito instaurado pela Polícia Civil (PC) para o caso.
Conscientização e combate
Em nota, a empresa ressaltou que a prática de ligações ilícitas é considerada crime pelo Código Penal brasileiro (Art. 155, § 4º, II).
Além de provocar falta de água nas localidades, o ato pode contaminar a água, devido ao manuseio inadequado da tubulação, e causar prejuízos financeiros para o sistema de abastecimento de água local.
A Embasa informou que tem intensificado o combate ao furto de água em Cruz das Almas, resultando na identificação de 782 ligações irregulares no município entre os meses de janeiro e novembro deste ano.
Equipes da empresa atuam na localização e retirada de ligações irregulares, verificando também adulterações em hidrômetros, ligações clandestinas e outros tipos de fraude relativas ao abastecimento de água.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!