Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Flagrante

'Gato' de água que abasteceria 260 casas por 1 mês é desligado na BA

Ligação irregular foi flagrado em propriedade rural e era usada para irrigar plantação em Cruz das Almas

Alan Oliveira • 19/12/2023 às 16:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma ligação de água irregular que daria para abastecer 260 casas por 1 mês foi desligada, após ser descoberta por técnicos da Embasa, na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia.


				
					'Gato' de água que abasteceria 260 casas por 1 mês é desligado na BA
'Gato' de água que abasteceria 260 casas por 1 mês é desligado na BA. Foto: Canva

A informação foi divulgada pela empresa nesta terça-feira (19). A data da operação não foi detalhada. O "gato", como é popularmente conhecido, ficava em uma propriedade rural e era usado para irrigar uma plantação, na comunidade da Baixa da Linha, na zona rural.

Leia mais:

Ao todo, a tubulação improvisada e fraudulenta consumia mensalmente cerca de 2 milhões de litros de água. De acordo com a Embasa, o dono da propriedade não estava no local, mas será intimado durante as investigações do inquérito instaurado pela Polícia Civil (PC) para o caso.

Conscientização e combate

Em nota, a empresa ressaltou que a prática de ligações ilícitas é considerada crime pelo Código Penal brasileiro (Art. 155, § 4º, II).

Além de provocar falta de água nas localidades, o ato pode contaminar a água, devido ao manuseio inadequado da tubulação, e causar prejuízos financeiros para o sistema de abastecimento de água local.

A Embasa informou que tem intensificado o combate ao furto de água em Cruz das Almas, resultando na identificação de 782 ligações irregulares no município entre os meses de janeiro e novembro deste ano.

Equipes da empresa atuam na localização e retirada de ligações irregulares, verificando também adulterações em hidrômetros, ligações clandestinas e outros tipos de fraude relativas ao abastecimento de água.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança