A imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, que é do século 19 e estava guardada na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, foi furtada. A informação foi divulgada ao iBahia nesta quarta-feira (11) pelo padre Jailson Jesus dos Santos, que é pároco do templo. Segundo o líder religioso, o caso é apurado pela Polícia Federal.
Além da denúncia, uma campanha também foi criada pela assessoria de comunicação da paróquia nas redes sociais, para chamar atenção para o caso e mobiliza os fiéis. Ao portal, o padre afirmou que acredita que a imagem foi levada de dentro da sala de Santo Antônio durante a internação e morte do frei Ronaldo Marques Magalhães, pároco anterior da igreja de Santo Antônio Além do Carmo, em julho deste ano.
Leia também:
"A imagem desapareceu quando o frei estava doente no hospital, entre isso e a sua morte. Pelo relato dos fieis, até a trezena de Santo Antônio, a imagem estava aqui na sala e todo mundo via. Quando eu cheguei na Paróquia, comecei a fazer a vistoria na Igreja e a imagem já não estava mais ali."
Segundo o religioso, a imagem foi levada para a Igreja do Santo Antônio Além do Carmo após o fechamento da Igreja dos Quinze Mistérios e tem uma importância histórica e cultural, não só para a Bahia, como também para o Brasil.
"Esta imagem pertence a Igreja dos Quinze Mistérios, que é uma igreja de uma irmandade extinta, uma irmandade negra. Ela existe e está fechada. É uma igreja tombada. A imagem é de 1811, uma imagem devocional da irmandade. Não é um bem só da igreja, é um bem da Bahia, do Brasil. Ela participou da Revolta dos Malês (1835). Praticamente ela [a revolta] foi elaborada dentro dessa Igreja, diante dessa imagem. Ela tem um valor histórico e cultural importantíssimo."
De acordo com o sacerdote, a suspeita é de que alguém que sabia onde a imagem estava e tinha acesso ao local tenha furtado, já que a igreja não apresentava sinais de arrombamento. Ao levar a imagem, foi deixada para trás a cabeça de um anjo querubim que ficava aos pés da Santa.
"A suspeita é bem clara, que foi alguém que tem a chave da igreja. Ela não foi arrombada, alguém que sabia da imagem aproveitou que o frei estava doente, a sua morte e furtou. De dia é impossível sair daqui com essa imagem porque a escada que dá acesso fica no portão da frente. Então, a pessoa que pegou a imagem ou pegou pela noite ou saiu pelo fundo da igreja."
A campanha da Pascom pede para que quem tenha informações sobre a imagem entre em contato através de dois números: (71) 3242-6463 e (71) 99264-4878.
"Temos esperança de que ela vai ser encontrada. É uma imagem tombada, ela é única. Se forem tentar vender, vai ser localizada. A Polícia Federal já foi acionada e vão estar avisando aos antiquários. Esperamos que a pessoa que roubou se arrependa e devolva a imagem", afirma padre Jailson.
O iBahia procurou a Polícia Federal para saber sobre a investigação, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!