Um grupo de indígenas da etnia Pataxó ocupa estão ocupando, desde o final de semana, duas fazendas na zona rural de Porto Seguro, uma das cidades turísticas no extremo sul da Bahia. Segundo os indígenas, o território pertence aos integrantes da aldeia Mãe Barra Velha.
A ocupação aconteceu na madrugada do último domingo (8). De acordo com os indígenas, em 2008 foi realizado um estudo pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O resultado delimitava a ampliação do território da aldeia Mãe Barra Velha, no entanto, a área não foi demarcada e os fazendeiros não receberam indenização.
Leia também:
De acordo com o g1 Bahia, além da ocupação, um incêndio também foi registrado no local na segunda-feira (9). Não há informações sobre o que poderia ter causado as chamas. O fogo já foi controlado.
A Funai solicitou também que o policiamento reforçado para evitar confrontos na região. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais que atua na região Sul da Bahia está no local. Além disso, a Polícia Militar ampliou o patrulhamento na região.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!