Um homem que integrava o Baralho do Crime, ferramenta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que reúne os criminosos mais procurados do estado, foi preso na terça-feira (29) na cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Matheus Pinheiro dos Santos, conhecido como "Mahalo", é investigado por liderar o tráfico de drogas em três bairros de Salvador e por envolvimento em três homicídios, segundo a Polícia Civil da Bahia (PC-BA).

Matheus ocupava a carta "Dez de Paus" no Baralho do Crime. Segundo o g1 Bahia, ele foi localizado durante a “Operação Sinaloa”, após investigações apontarem o uso sistemático da bandeira do México como símbolo digital em perfis ligados à facção que ele comanda. A polícia informou que a simbologia era usada para representar poder, domínio territorial e comunicação interna do grupo criminoso.
Leia também:
Apontado como um dos principais líderes de uma facção que atua nos bairros Calafate, Fazenda Grande do Retiro e, principalmente, na localidade da Divinéia, no IAPI, Mahalo continuava coordenando atividades ilícitas em Salvador mesmo fora da Bahia. As investigações revelaram que ele liderava o tráfico de drogas na região, organizava ações armadas, ameaças e instalava câmeras para monitorar a atuação de forças policiais e grupos rivais.
Matheus é réu em diversos processos criminais e tinha três mandados de prisão preventiva em aberto por homicídios ocorridos em 24 de dezembro de 2019, que vitimaram Alex Rodrigues dos Santos, Jadson dos Santos Nascimento e Luan Sousa de Oliveira. Os assassinatos foram motivados por disputas entre facções.
Na residência onde ele foi capturado, a polícia apreendeu celulares, um caderno com anotações relacionadas ao tráfico e um documento de identidade falso em nome de “Guilherme de Jesus Santos”.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

