iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Denúncia feita por policial

Major da PM preso nega que facilitou celulares em presídio da Bahia

Almir Bispo dos Santos Filho nega ter cometido crime; Ele teve a prisão em flagrante convertida em preventiva

foto autor

Redação iBahia

06/08/2025 às 14:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O major da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) que foi preso na segunda-feira (4) por suspeita de facilitar a entrada de celulares no Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (BA), foi flagrado colocando um aparelho na bolsa de uma mulher que visitava um detento.


					Major da PM preso nega que facilitou celulares em presídio da Bahia
Major da PM preso por suspeita de facilitar entrada de celulares em presídio de Salvador é exonerado. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo o g1, Almir Bispo dos Santos Filho negou ter cometido o crime. O portal teve acesso ao documento em que o então coordenador de planejamento operacional do Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar foi exonerado do cargo na terça-feira (5) e teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva nesta quarta-feira (6).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em nota ao portal, a PM afirmou que "reafirma seu compromisso com a transparência, a disciplina e a ética, assegurando que todos os procedimentos serão conduzidos com a seriedade e imparcialidade que o caso requer."

Na Central de Flagrantes, o militar relatou cumprimentar colegas de serviço quando foi surpreendido por um policial penal, que informou que ele teria que se deslocar até a unidade policial. Almir Bispo declarou que acreditou que fosse uma brincadeira e chegou a responder que gostaria de fazer o "passeio".

Neste momento, o policial penal explicou que não era uma brincadeira e revelou que o viu entregando o celular para Amélia Alves da Rocha Neta. Ela visitava o sobrinho Oscar Alves da Rocha, que estava preso na unidade. Amélia também foi presa em flagrante.

Durante seu depoimento, o major negou conhecer Amélia Rocha. Quando questionado sobre conhecer Oscar Alves, ele afirmou que fez uma visita a ele na sexta-feira (1º) para marcar uma cirurgia. De acordo com Almir, o preso pediu para um superintendente agendar o procedimento.

O major também foi questionado sobre a motivação do policial penal para acusá-lo de entregar o celular à visitante, mas ele afirmou não saber a razão, acrescentando que conhece o policial há mais de dois anos e nunca teve desentendimento com ele.

O que disse Amélia Rocha?

Amélia Rocha também teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva nesta quarta-feira. O g1 obteve acesso ao depoimento dela.

A tia de Oscar contou que passou pela revista pessoal e foi abordada por um policial penal, que pediu que a sacola dela fosse revista novamente. O policial retirou materiais da sacola e alegou que eram celulares.

Amélia perguntou ao policial penal onde estavam as imagens das câmeras que mostravam sua entrada no presídio e como ela havia passado pelo portal sem que ele apitasse.

Ela também foi questionada se conhecia o major Almir e negou. Quando lhe mostraram uma foto do militar, Amélia reafirmou que não o conhecia.

Ao ser questionada sobre como o celular apareceu na sacola, Amélia respondeu que não sabia, acrescentando que, se o aparelho estivesse ali antes, o portal da revista teria sinalizado.

O g1 tentou entrar em contato com as defesas de Almir Bispo e Amélia Rocha, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança