iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ação no Curuzu

Moradores contestam morte de líder comunitário em ação em Salvador

Caso aconteceu no bairro do Curuzu, na noite de sexta-feira (1°); Ivonei de Assis da Cruz, de 40 anos, era dono da banda Curuzu City

foto autor

Redação iBahia

04/08/2025 às 9:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Moradores do bairro do Curuzu, em Salvador, afirmam que Ivonei de Assis da Cruz, de 40 anos, morto durante uma ação policial na noite da última sexta-feira (1°), não tinha qualquer envolvimento com a criminalidade. Ivonei era músico, presidente de uma associação filantrópica e atuava como produtor cultural.


					Moradores contestam morte de líder comunitário em ação em Salvador
Um dos homens mortos foi identificado como Ivonei de Assis da Cruz, de 40 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou ao g1 Bahia que Ivonei e outros dois homens, também mortos na ação, são suspeitos de terem trocado tiros com os policiais. No domingo (3), em resposta ao ocorrido, moradores realizaram um protesto com pneus em chamas na Estrada da Liberdade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo amigos e familiares relataram ao g1, Ivonei voltava de uma apresentação da banda Curuzu City - da qual era o idealizador - quando foi abordado pelos policiais. "Ivonei era uma pessoa do bem, amava onde ele morava, amava a favela. Ele não ia para casa tarde, não ficava tarde na rua. Ele comprou um pastel e ao entrar na rua que morava, foi surpreendido pela polícia", lamentou a advogada Aline Silva. "Há relatos de que ele disse que não era envolvido, que era morador, mas os policiais alvejaram ele na cabeça. Foram quatro tiros", concluiu a advogada.

Um amigo de Ivonei, que preferiu não se identificar por medo, relatou que o líder comunitário sonhava em levar a banda para o carnaval. "O Curuzu City é um grupo junino que sai na Liberdade há mais de dez anos. Ele idealizou, era líder comunitário, produtor cultural e não entrava em nada. Foi um erro da Polícia Militar da Bahia", pontuou ao g1 Bahia.

O sepultamento de Ivonei ocorreu no domingo (3), no Cemitério Quinta dos Lázaros.

Em nota ao portal, a PM-BA informou que as circunstâncias das mortes durante a ação estão sendo investigadas pela corregedoria da corporação. A PM também declarou que, com os três homens, foram apreendidos três revólveres, 267 pinos de cocaína, 60 frascos com pedras de crack e uma quantia em dinheiro.

Todo o material foi encaminhado à Polícia Civil (PC), que registrou a ocorrência.


					Moradores contestam morte de líder comunitário em ação em Salvador
Na ação, foram apreendidos armas, 267 pinos de cocaína, 60 frascos de pedras de crack e uma quantia de dinheiro em espécie. Foto: Polícia Militar da Bahia

Tiroteio na Liberdade

Na mesma noite de sexta-feira (2), dois homens foram atingidos por balas perdidas durante um tiroteio no bairro da Liberdade. De acordo com a PC, eles não têm envolvimento com atividades criminosas e foram baleados enquanto passavam pelo local.

As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Ernesto Simões Filho, onde permanecem internadas. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde delas. A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia Territorial (DT/Liberdade).

Em nota ao g1, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) comunicou que reforçou o policiamento na região da Liberdade.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança