Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação "Sangue Oculto", deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na manhã desta sexta-feira (7). A ação investiga policiais militares suspeitos da morte de oito pessoas durante uma abordagem na cidade de Itatim, localizada a 214 quilômetros de Salvador, no dia 30 de julho de 2023.
Os mandados foram cumpridos em Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. Durante a ação, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e armas. Além disso, a Justiça determinou também o afastamento dos policiais militares investigados.
Leia também:
Participaram da investida desta quinta equipes da Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), juntamente com a Força Correicional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Force) e com a Corregedoria da Polícia Militar (Correg).
Duas mulheres e três adolescentes morreram durante abordagem dos PMs
Segundo o MP-BA, a operação é um desdobramento da investigação, antes conduzida pelo Geosp, sobre a abordagem feita por policiais militares da Rondesp Chapada no Morro do Tigre. A abordagem terminou com a morte de duas mulheres, três homens e três adolescentes. O mais novo entre eles tinha apenas 13 anos.
A investigação feita pelo órgão público constatou fortes indícios de que as vítimas foram executadas e que a cena do crime foi possivelmente alterada.
Inicialmente, o caso foi tratado como uma abordagem policial em que houve um suposto confronto e as vítimas teriam trocado tiros com os polícias. Entretanto, as provas técnicas e periciais recolhidas durante a investigação revelaram as reais circunstâncias do fato.
Ainda conforme o MP-BA, o material apreendido nesta sexta irá contribuir para a investigação e eventual responsabilização dos policiais militares.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!