iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Operação Compliance Zero

PF cumpre mandados contra suspeitos de fraudes financeiras em Salvador

Mandados foram cumpridos nesta terça-feira (18) e fazem parte da Operação Compliance Zero, mesma ação que prendeu o presidente do Banco Master

foto autor

Redação iBahia

18/11/2025 às 14:39 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (18), em Salvador, dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras. As ações fazem parte da Operação Compliance Zero, mesma investigação que levou à prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro.


					PF cumpre mandados contra suspeitos de fraudes financeiras em Salvador
Foto: Polícia Federal

Na capital baiana, um dos mandados foi executado na Associação dos Servidores da Saúde Afins da Administração Direta do Estado da Bahia (Asseba), localizada no bairro do Chame-Chame. O g1 entrou em contato com a entidade e aguarda retorno. O segundo mandado foi cumprido no bairro do Barbalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo a PF, o objetivo da operação é investigar a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que atuam no sistema financeiro nacional. Segundo o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, o volume das fraudes pode chegar a R$ 12 bilhões.

As apurações começaram em 2024, após indícios de fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. Esses títulos teriam sido repassados a outro banco e, durante fiscalização do Banco Central, substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada.

Os investigados podem responder pelos crimes de:

  • gestão fraudulenta;
  • gestão temerária;
  • organização criminosa.

No total, a PF cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 25 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança