A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (18), em Salvador, dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras. As ações fazem parte da Operação Compliance Zero, mesma investigação que levou à prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Na capital baiana, um dos mandados foi executado na Associação dos Servidores da Saúde Afins da Administração Direta do Estado da Bahia (Asseba), localizada no bairro do Chame-Chame. O g1 entrou em contato com a entidade e aguarda retorno. O segundo mandado foi cumprido no bairro do Barbalho.
Leia também:
Segundo a PF, o objetivo da operação é investigar a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que atuam no sistema financeiro nacional. Segundo o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, o volume das fraudes pode chegar a R$ 12 bilhões.
As apurações começaram em 2024, após indícios de fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. Esses títulos teriam sido repassados a outro banco e, durante fiscalização do Banco Central, substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada.
Os investigados podem responder pelos crimes de:
- gestão fraudulenta;
- gestão temerária;
- organização criminosa.
No total, a PF cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 25 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

