A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (18), 24 mandados de busca e apreensão em 6 cidades da Bahia durante a operação Piemonte. A ação visa combater um grupo criminoso especializado no desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. O grupo chegou a movimentar cerca de R$ 51 milhões ilegalmente.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Juazeiro, Filadélfia, Várzea Nova, Capim Grosso e Ourolândia. Segundo as investigações conduzidas pela PF, o grupo é responsável por um sistema intricado de fraudes em licitações, principalmente, no ramo de locação de veículos.
Leia também:
Integrantes de grupo criminoso que desviou verba pública podem ter pena de 34 anos de reclusão
Para realizar as fraudes, os investigados pagavam propinas a servidores e pessoas politicamente expostas, por meio de um sistema de lavagem de dinheiro, compra de carros de luxo e, até mesmo, mediante transferência de grandes quantias por meio de laranjas.
Os suspeitos irão responder pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, desvio de recursos públicos, sonegação de impostas e lavagem, de dinheiro. A pena por esses crimes pode chegar a 24 anos de reclusão.
Para além de policiais federais, agentes da Controladoria Geral da União na Bahia (CGU) também participaram da ação.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!