iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Jequié

PMs são investigados por homicídios de grupo de extermínio na Bahia

Kailan de Jesus, Daniel Silva e Vinicius Azevedo foram mortos em maio de 2023

foto autor

Redação iBahia

18/12/2025 às 9:32 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Quatro policiais militares são investigados por envolvimento em homicídios ocorridos em Jequié, no sudoeste da Bahia. Os crimes aconteceram em maio de 2023 e, à época, foram registrados como mortes decorrentes de suposta resistência armada durante ações policiais.


					PMs são investigados por homicídios de grupo de extermínio na Bahia
Quatro PMs são suspeitos de participar de homicídios na Bahia. Foto: MP-BA

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou ao g1, nesta quinta-feira (18) foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos e na sede do 19º Batalhão da Polícia Militar de Jequié, unidade onde os agentes atuam. Durante a operação, celulares, armas e munições foram recolhidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A investigação, que resultou na "Operação Exposed", foi conduzida pelo Grupo Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e apura as mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e Kailan Oliveira de Jesus.

Em dezembro de 2024, o MP-BA já havia deflagrado a operação "Choque de Ordem", que levou à prisão de três policiais militares, atualmente presos preventivamente e pronunciados para julgamento pelo Tribunal do Júri pelo homicídio de Kailan de Jesus.

A análise do material apreendido nessa fase revelou novos indícios que apontam a participação direta dos outros quatro policiais no assassinato de Kailan, seguindo um padrão de atuação típico de grupo de extermínio.

Segundo o MP-BA, foi identificada a existência de um grupo em rede social no qual os policiais planejavam execuções, combinavam o desvio de armas e veículos apreendidos em ocorrências e acertavam a divisão de valores entre os integrantes. Também foi constatado que as mortes de Daniel Silva e Vinicius Azevedo ocorreram no mesmo contexto de ações planejadas pelo grupo.

A “Operação Exposed” é realizada de forma integrada pelo Geosp e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do MP-BA, em conjunto com a Força Correcional Especial Integrada (Force) e a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança