Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Diz Rui Costa

Portos e aeroportos terão monitoramento para evitar entrada de armas

Rui Costa declarou em entrevista que uma estratégia de inteligência será montada para mapear a situação

Redação iBahia • 26/09/2023 às 9:27 • Atualizada em 26/09/2023 às 11:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Portos e aeroportos terão monitoramento para evitar entrada de armas
Foto: Maiana Belo/G1

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, afirmou em entrevista na manhã desta terça-feira (25), que portos e aeroportos devem ter monitoramento para evitar entrada de armas no país, a partir de um planejamento que envolverá todo o território nacional e as fronteiras brasileiras.

"É preciso um monitoramento, um planejamento mais acentuado de aeroportos, de portos, de fronteira seca, é preciso montar um policiamento específico para os aeroportos...Enfim, esse planejamento que será feito pelos especialistas da Polícia Federal, das forças armadas, das polícias estaduais para que a gente vá construindo a sintonia entre os governos federal, estadual e municipal", afirmou o ministro.

Leia mais:

De acordo com Rui Costa, uma reunião com o ministro Flávio Dino, nesta terça-feira (26), vai montar uma estratégia de inteligência para mapear a situação também em relação à entrada de drogas no país. A intenção é utilizar o conhecimento das Forças Armadas em áreas de fronteira para o caso.

"Isso tem que ser feito de forma planejada, de forma sistemática, e repito, também essa inteligência indo para portos e aeroportos. Sabemos que muito dessas drogas entram e saem do país para o exterior. [...] Infelizmente o Brasil se tornou um dos maiores consumidores de droga. E, na história da humanidade, sempre foi assim. Se tem consumo para o produto, haverá mesmo que ilegalmente, fornecedores para esse produto", disse.

Monitoramento e uso de tecnologia

Além de portos e aeroportos, Rui Costa também falou sobre investimentos na segurança pública e o uso de tecnologia em estações de metrô e rodoviárias do país.

De acordo com balanço do ministro, foram implementados mais de 4 mil câmeras de reconhecimento facial nestes locais, em diversos estados do país. Isso permite o monitoramento, com o objetivo também de "constranger, inibir e identificar criminosos".

"Eu sou a favor do uso amplo e restrito do uso da tecnologia para área de segurança. Nós implantamos mais de 4 mil câmeras de reconhecimento facial, hoje todas as estações do metrô, rodoviária, todos os lugares prioritários hoje estão sendo monitorados. É importante que a gente possa, inclusive, a partir do governo federal, apoiar os estados, a ampliação desses investimentos, assim como câmeras em viaturas, câmeras nos fardamentos", disse.

Em relação à Bahia, Rui Costa afirmou ainda que o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino, deve apoio o estado na cessão sobre aquisição e uso de câmeras para a Bahia.

Ações na Educação

Rui Costa destacou que o objetivo do Governo Federal é retirar o armamento pesado das ruas, e isso será feito de forma planejada em conjunto também com investimento nas área da Educação e da Cultura. O ministro explicou que a escola em tempo integral é prioridade do governo, com o intuito de fornecer apoio financeiro às famílias e que os jovens fiquem na escola.

"Ou seja, é apoio financeiro às famílias e aos jovens para que eles fiquem na escola. Temos um esforço aí do MEC, do Ministério da Fazenda, todo mundo, e no máximo em 10 dias o presidente da república avaliará essa proposta e anunciará à sociedade. E, além, evidente, o aumento do número de creches. Nós precisamos valorizar a cultura, o esporte, e o lazer como atividade de inclusão social e com isso sinalizando para o jovem qual é o caminho que vai orgulhar seu pai, sua mãe, o caminho da educação, da atividade de lazer, da atividade inclusiva, afastando ele desse convite para o caminho errado", afirmou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança