iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Investigação

Prefeitos são alvos de operação da PF contra desvio de recursos na BA

Entre os alvos estão o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho (PCdoB) e a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB)

foto autor

Redação iBahia

23/10/2025 às 9:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma organização criminosa que atuava no desvio e lavagem de recursos federais na Bahia é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (23).


					Prefeitos são alvos de operação da PF contra desvio de recursos na BA
Prefeita de Poções, Dona Nilda, e o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho, ambos do PCdoB. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo o g1, o prejuízo estimado ultrapassa R$ 12 milhões, referentes a verbas do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) repassadas à Prefeitura de Poções entre 2021 e 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A PF informou ao portal que o esquema funcionava através de contratos irregulares de terceirização de mão de obra, marcados por preços inadequados, valores majorados e serviços fictícios. A investigação revelou uma estrutura que usava empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros e ocultação patrimonial.

Ao todo, 25 mandados de busca são cumpridos em quatro municípios baianos. Entre os alvos da operação estão a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB), o prefeito de Encruzilhada, Dr. Pedrinho (PCdoB), e o chefe de gabinete de Poções, Jorge Luiz.


					Prefeitos são alvos de operação da PF contra desvio de recursos na BA
Jorge Luiz teve o mandato cassado em abril de 2017. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Como funcionava o esquema

A PF disse que as investigações identificaram irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra custeados com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Entre as fraudes apontadas estão a ausência de estudos técnicos, pesquisas de preços inadequadas, aumentos indevidos nos valores contratuais e a simulação na prestação de serviços.

As apurações também revelaram a atuação de uma estrutura criminosa organizada, presente em diversos municípios da Bahia. O grupo utilizava empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e mecanismos de ocultação patrimonial para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro.

Conforme a PF, os crimes investigados incluem organização criminosa, peculato, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e infrações à legislação trabalhista.


					Prefeitos são alvos de operação da PF contra desvio de recursos na BA
Mandados de busca e apreensão são cumpridos nos municípios baianos de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista. Foto: Polícia Federal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança