A Prefeitura de Muritiba, no Recôncavo da Bahia, orientou os moradores a não saírem de casa nesta terça-feira (11), após um intenso tiroteio entre facções criminosas rivais nas imediações da ponte Pedra do Cavalo, que conecta o município às cidades de São Félix e Cachoeira.

As polícias Civil e Militar deflagraram uma operação conjunta na região, com o apoio do Batalhão de Choque da PM, que resultou na prisão de cinco suspeitos e na morte de um dos envolvidos no confronto.
Leia também:
Em comunicado publicado no Instagram, a prefeitura afirmou que a situação “está sob controle”, mas reforçou a orientação para que os moradores permaneçam em casa até a completa normalização. "A Gestão Municipal informa que a situação está sob controle e que a Polícia Militar segue atuando para garantir a segurança de toda a população. [...] Pedimos que todos, dentro do possível, permaneçam em casa até que o cenário esteja totalmente normalizado", escreveu a administração municipal.
Além da recomendação, a prefeitura suspendeu as atividades nas unidades de saúde, escolas e repartições públicas do município.
De acordo com informações da TV Bahia, em Cachoeira, cidade vizinha a Muritiba, escolas próximas à área do tiroteio também suspenderam as aulas, embora os demais serviços públicos tenham funcionado normalmente.

As aulas também foram suspensas na cidade de São Félix, e as unidades de saúde funcionaram em horário reduzido nesta terça-feira (11). "Essas medidas já implementadas têm caráter preventivo e temporário, visando assegurar a proteção dos servidores e da comunidade em geral. Com a normalização do cenário, as atividades serão retomadas conforme o expediente habitual", informou a Prefeitura de São Félix, em nota.
As polícias Civil e Militar reforçaram as ações de combate ao crime organizado na região, após denúncias sobre a presença de homens armados. Os suspeitos presos durante a operação foram encontrados em um trecho da BR-101, que passa pelos municípios de Muritiba e Cachoeira. Com eles, os agentes apreenderam um carro, armas, munições e drogas.
"A gente sabe que tem um conflito entre São Félix e Cachoeira, [as cidades] têm grupos criminosos rivais, que já estão sendo investigados. Vários indivíduos já foram devidamente identificados pela inteligência, com mandados a serem cumpridos. A Polícia Civil vai trabalhar forte para alcançar esses autores", explicou Yves Correia, delegado regional do Interior Leste, em entrevista à TV Bahia.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou ao g1 que a mobilização envolve equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), das 20ª e 80ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte.
Ainda segundo a SSP-BA, as diligências seguem em andamento por tempo indeterminado. As ações estão sendo realizadas nas zonas urbana e rural da região, com bloqueios em pontos estratégicos para reforçar o policiamento e conter a movimentação de criminosos.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

