O vereador de Santo Amaro Gleiber da Mota Fernandes, conhecido como Gleiber Júnior (Avante), foi assassinado a tiros no último domingo (9). A Polícia Civil (PC) informou ao g1 que o crime ocorreu no sítio da família do parlamentar, localizado na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.

Além de Gleiber, o assessor dele, Diego Castro Reis, de 23 anos, também foi morto durante a mesma ação. Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pelo crime nem sobre os motivos que o motivaram.
Leia também:
Gleiber Júnior, de 37 anos, era presidente do Avante em Santo Amaro e estava em seu primeiro mandato como vereador. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele não havia declarado bens nas eleições. Além de vereador, ele também se identificava como empresário.

Em 2019, o vereador foi preso em flagrante em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, por receptação. No entanto, foi liberado após pagar uma fiança de R$ 7 mil.
Gleiber Júnior ainda enfrentava um processo de reintegração de posse envolvendo uma fazenda em Canudos, no norte da Bahia. Herdeiros do proprietário o acusaram de invadir a propriedade em 2024, depois de tentar adquirir o imóvel. O caso estava em fase de apuração, com o juiz pedindo que ambas as partes apresentassem provas para sustentar suas alegações.
Nas redes sociais, Gleiber costumava compartilhar seu cotidiano como vereador e suas participações em eventos tradicionais da cidade, como o Bembé do Mercado e o São João. Em sua conta pessoal, ele também se mostrava como pai de uma filha, além de se descrever como alguém envolvido ativamente nas questões da comunidade.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

