icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Conheça 'Demorô'

Suspeito de homicídios é último incluído no Baralho do Crime em 2024

Incluído no Baralho do Crime, Luiz Henrique Santos Souza é apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro do Rio Sena, em Salvador

foto autor

Naiana Ribeiro

28/12/2024 às 17:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou, neste sábado (28), a última atualização de 2024 no Baralho do Crime, ferramenta que reúne informações sobre os criminosos mais procurados do estado. A nova atualização inclui Luiz Henrique Santos Souza, conhecido como “Demorô” ou “Rick”, que foi inserido na carta do “Quatro de Ouros”. Ele possui dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.


				
					Suspeito de homicídios é último incluído no Baralho do Crime em 2024
Suspeito de homicídios é último incluído no Baralho do Crime em 2024. Foto: SSP-BA

De acordo com a SSP-BA, Luiz Henrique é apontado como o chefe do tráfico de drogas nas localidades de Coqueiral, Baixada e Nativo, no bairro do Rio Sena, em Salvador. As investigações indicaram ainda que ele esteve por trás de diversos homicídios na região, resultado de disputas pelo controle do tráfico de drogas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Embora tenha cumprido parte de sua pena na Colônia Lafayate Coutinho, Luiz Henrique continuou comandando atividades ilícitas de dentro da prisão, gerenciando a distribuição de drogas, a arrecadação de lucros do tráfico e o controle dos estoques nos pontos de venda.

Em abril de 2023, durante o feriado da Semana Santa, ele foi beneficiado com a saída temporária, mas não retornou à prisão, tornando-se foragido desde então.

Luiz Henrique também foi um dos alvos principais da “Operação Licuri”, deflagrada em maio de 2023 pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As investigações confirmaram seu envolvimento com uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, além de sua responsabilidade por ordenar ataques violentos contra traficantes rivais.

Com a inclusão de “Demorô” no Baralho do Crime, a SSP-BA completou todos os naipes da ferramenta, que visa facilitar a localização de criminosos foragidos. A população pode repassar informações sobre Luiz Henrique ou outros procurados de forma anônima através do telefone 181, com ligação gratuita.

O que é o Baralho do Crime e como denunciar?


				
					Suspeito de homicídios é último incluído no Baralho do Crime em 2024
Foto: SSP-BA

O Baralho do Crime é uma ferramenta criada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com o objetivo de identificar e localizar criminosos procurados no estado. A iniciativa é uma espécie de "baralho" digital, onde cada carta representa um criminoso foragido, sendo que as figuras das cartas são associadas a nomes de criminosos e seus respectivos mandados de prisão em aberto. A ferramenta facilita o trabalho das autoridades de segurança pública e também permite que a população contribua ativamente na localização desses indivíduos.

Como funciona o Baralho do Crime:

  • Cartas e naipes: as cartas do baralho são divididas em naipes e representam os criminosos mais procurados, organizados por categorias, como homicídios, tráfico de drogas, organizações criminosas, entre outros. Cada carta contém informações sobre o criminoso, incluindo seu nome, foto, os crimes pelos quais é procurado, e detalhes sobre a atuação do indivíduo.
  • Objetivo: a principal finalidade do Baralho do Crime é envolver a sociedade na busca por criminosos, oferecendo um meio visual e de fácil acesso para que as pessoas reconheçam os procurados e possam colaborar com a polícia.

Como denunciar:

  • Disque 181: a população pode denunciar de forma anônima e gratuita qualquer informação sobre os criminosos listados no Baralho do Crime por meio do telefone 181, que é o Disque-Denúncia da SSP-BA.
  • Sigilo e anonimato: a denúncia é sigilosa, garantindo o anonimato do denunciante, o que ajuda a proteger a identidade de quem fornece as informações.

Importância:

O Baralho do Crime tem se mostrado uma ferramenta eficaz para ampliar a colaboração da sociedade no combate à criminalidade e na captura de foragidos. Ele também ajuda a tornar mais acessíveis as informações sobre os criminosos procurados, facilitando a atuação das autoridades de segurança pública na busca e prisão desses indivíduos.

foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança