Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Extremo sul da Bahia

Suspeito de matar chef de cozinha espanhol é identificado pela polícia

Linha de investigação indica que crime foi cometido por vingança; esposa do chef espanhol também morreu no dia do crime

Nathália Amorim • 08/12/2023 às 11:02 • Atualizada em 09/12/2023 às 7:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O suspeito de matar o chef espanhol David Peregrina Capó, de 53 anos, e a esposa brasileira Érica da Silva Santos, de 38, em Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, foi identificado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (8) durante coletiva de imprensa sobre o caso. O crime aconteceu no dia 24 de novembro.


				
					Suspeito de matar chef de cozinha espanhol é identificado pela polícia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Polícia Civil (PC), há um mandado de prisão preventiva em aberto. O delegado responsável pelo caso informou que o suspeito foi identificado como Eliandro Lourenço de Menezes, de 46 anos. Ele seria comandante do tráfico de drogas da região e teria matado o chef espanhol e a esposa dele por causa de uma promessa.

Leia mais:

Linha de investigação

A principal linha de investigação indica que o crime foi cometido por vingança. O chef teria garantido dar uma parte da Ilha do Pau do Macaco, onde viviam, para o suspeito, já que ele teria cuidado da propriedade por três meses enquanto eles estavam na Europa.

O filho do suspeito, que não teve a identidade revelada, se apresentou na delegacia de Porto Seguro na quinta-feira (7). Ele foi preso pelo crime de tráfico de drogas e confessou aos policiais que o pai tinha falou com ele sobre o crime.

Inicialmente, a polícia acreditava que o filho de Eliandro tinha participação no crime. No entanto, a hipótese atual é de que outras duas pessoas podem ter ajudado ele a cometer o duplo homicídio.

Durante uma ação da Polícia Federal (PF) em 2019, Eliandro foi acusado pelo crime de tráfico de drogas e teve a prisão preventiva decretada. Ele fugiu da ilha e nunca mais foi visto.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Paulo Henrique de Oliveira, o suspeito voltou para a ilha depois de saber que o restaurante de David e Érica estava fazendo sucesso na região. Acredita-se que Eliandro retornou já com o objetivo de se vingar.


				
					Suspeito de matar chef de cozinha espanhol é identificado pela polícia
Coletiva da Polícia Civil da morte do chef de cozinha espanhol e a brasileira Érica da Silva Santos. Foto: TV Santa Cruz

Além disso, a polícia não acredita que o crime tenha relação com as duas condenações de David, na Espanha, por fraude, apropriação indébita e falsificação de documentos.

Segundo jornais espanhóis, como "El Mundo" e "Diário de Mallorca", David Peregrina estava envolvido em um esquema que fraudou cerca de dois milhões de euros através da concessão de hipotecas falsas.

Relembre crime

David Peregrina Capó e Erica da Silva Santos, esposa do chefe de cozinha, foram encontrados mortos dentro do próprio restaurante na madrugada de 24 de novembro, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

Segundo informações da Polícia Civil (PC), o casal foi encontrado com perfurações de arma de fogo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis informou que Erica foi encontrada morta na área externa do restaurante, enquanto David estava morto na cozinha do restaurante.

Segundo o perito que analisou a cena do crime, provavelmente Erica tentou fugir do ataque pulando do 1º andar e depois que caiu foi alvejada na cabeça. David foi encontrado com tiros no braço, na lateral do tórax e nas costas.


				
					Suspeito de matar chef de cozinha espanhol é identificado pela polícia
David Peregrina Capó e Erica da Silva Santos foram encontrados mortos na área do restaurante. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) publicou uma nota de pesar lamentando a morte do casal, que era muito conhecido na Costa do Descobrimento.

"No silêncio de suas ausências, encontramos a força nas memórias que compartilhamos. A família Abrasel Costa do Descobrimento está em luto. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares", escreveu a associação, em uma publicação no Instagram.

A Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) de Porto Seguro também lamentou a morte do casal. "Nossos corações estão entristecidos, e nossos pensamentos estão com suas famílias neste momento difícil. Que encontrem conforto na memória do legado deixado por esse casal incrível e que a justiça do papai do céu seja feita!", escreveu o órgão.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança