Três homens foram mortos na noite de terça-feira (16), em Muritiba, no Recôncavo da Bahia, após trocarem tiros com a polícia. Em novembro, a cidade já havia sido alvo de operações policiais devido a disputas entre facções rivais.

No último mês, nove homens morreram em confronto com a polícia em uma operação que ocorreu em São Félix, Muritiba e Cachoeira. Na ocasião, os suspeitos tentaram se esconder em uma área de mata.
Leia também:
A Polícia Militar (PM-BA) informou ao g1, na noite de terça-feira (16), uma guarnição fazia rondas na localidade de Cachoeirinha quando um grupo de homens armados atirou contra a viatura. Três suspeitos foram baleados e levados para uma unidade de saúde, mas não resistiram.
Uma das vítimas foi identificada como Ronald Almeida de Oliveira, de 19 anos. Os outros suspeitos ainda não foram identificados.
Ainda segundo a Polícia Militar, com eles foram encontradas armas e drogas. O material foi levado para a Delegacia de Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo baiano.
Guerra de facções no Recôncavo da Bahia
Em entrevista ao g1, o pesquisador em Segurança Pública Saulo Renato apontou que a região vive um processo acelerado de reorganização das dinâmicas do crime. "Esse momento é impulsionado pela expansão de grupos criminosos oriundos de grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, que buscam ocupar territórios antes dominados por organizações locais", afirmou.
Na análise do pesquisador, "as facções passaram a operar com as seguintes características: mantêm raízes comunitárias e controle territorial, mas articulam fluxos financeiros, tecnológicos e logísticos que extrapolam a região".
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

